Menu

Saúde muda fluxo de atendimento da UPA e Hospital do Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A partir deste sábado, dia 16, todo o atendimento de síndrome respiratória em Cruzeiro do Sul será concentrado no Hospital do Juruá, que atenderá também as grandes emergências, classificadas como amarelo e vermelho. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficará responsável por outras patologias e pacientes com menor gravidade: azul e verde.


No Hospital, serão atendidos somente Covid-19 e emergências como infarto, traumatismos cranianos, fraturas com necessidade de cirurgia e amputação. As entradas na unidade hospitalar foram separadas. Para os casos de emergência a entrada segue a mesma do Pronto-Socorro. Já os suspeitos e confirmados de coronavírus entram exclusivamente pela recepção.

Publicidade

Com relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em caso de ser acionado, o médico regulador vai avaliar e aplicar o protocolo para definição de caso suspeito de infecção Covid-19, de acordo com os sintomas relatados.


Nos casos com gravidade clínica, o médico regulador poderá decidir pelo atendimento in loco, com equipe de suporte básico ou avançado, procedendo regulação para as unidades da rede de urgência e emergência. Para isso, deverá comunicar previamente o serviço de saúde para onde o caso será encaminhado.


Nos demais casos, o médico regulador também avalia a necessidade de encaminhamento para a UPA. A coordenadora regional de saúde, Muana Araújo, explica que o objetivo da mudança é minimizar ao máximo o risco de contaminação cruzada entre pacientes com e sem Covid-19.


“Aqui só temos a UPA e o Hospital do Juruá e temos que organizar de forma a evitar contaminação entre os pacientes. Esperamos que a população siga esse fluxo que tem o objetivo de evitar a contaminação cruzada. No Hospital, as entradas de emergência e coronavírus são separadas e a UPA só vai atender outras patologias . Tudo segue orientação do Ministério da Saúde “, conclui Muana


Para atender às mudanças, a parte ambulatorial de atendimento de Covid-19 do Hospital do Juruá passa por reparos, como pintura na sala amarela.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido