Conecte-se agora

Saúde muda fluxo de atendimento da UPA e Hospital do Juruá

Publicado

em

A partir deste sábado, dia 16, todo o atendimento de síndrome respiratória em Cruzeiro do Sul será concentrado no Hospital do Juruá, que atenderá também as grandes emergências, classificadas como amarelo e vermelho. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficará responsável por outras patologias e pacientes com menor gravidade: azul e verde.

No Hospital, serão atendidos somente Covid-19 e emergências como infarto, traumatismos cranianos, fraturas com necessidade de cirurgia e amputação. As entradas na unidade hospitalar foram separadas. Para os casos de emergência a entrada segue a mesma do Pronto-Socorro. Já os suspeitos e confirmados de coronavírus entram exclusivamente pela recepção.

Com relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em caso de ser acionado, o médico regulador vai avaliar e aplicar o protocolo para definição de caso suspeito de infecção Covid-19, de acordo com os sintomas relatados.

Nos casos com gravidade clínica, o médico regulador poderá decidir pelo atendimento in loco, com equipe de suporte básico ou avançado, procedendo regulação para as unidades da rede de urgência e emergência. Para isso, deverá comunicar previamente o serviço de saúde para onde o caso será encaminhado.

Nos demais casos, o médico regulador também avalia a necessidade de encaminhamento para a UPA. A coordenadora regional de saúde, Muana Araújo, explica que o objetivo da mudança é minimizar ao máximo o risco de contaminação cruzada entre pacientes com e sem Covid-19.

“Aqui só temos a UPA e o Hospital do Juruá e temos que organizar de forma a evitar contaminação entre os pacientes. Esperamos que a população siga esse fluxo que tem o objetivo de evitar a contaminação cruzada. No Hospital, as entradas de emergência e coronavírus são separadas e a UPA só vai atender outras patologias . Tudo segue orientação do Ministério da Saúde “, conclui Muana

Para atender às mudanças, a parte ambulatorial de atendimento de Covid-19 do Hospital do Juruá passa por reparos, como pintura na sala amarela.

Anúncios

Na rede

Bispo recomenda a vacinação contra a Covid-19: “meu braço tá prontinho”

Publicado

em

Em vídeo exibido nas redes sociais, o bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovanele, diz que a Igreja Católica é a favor da vacinação contra o novo coronavírus e recomenda que todos se imunizem.

“A igreja católica é a favor da vacina por que é a favor da vida. Não vá atrás daqueles que espalham notícias falsas que põem em dúvida a eficácia da vacina aprovada pela Anvisa. Mais de 50 países já estão vacinando e nos próximos dias será lançada a Campanha Nacional e a Estadual. É hora de defender as vacinas”, cita.

Dom Flávio destaca que as maiores autoridades católicas no mundo, os papas Francisco e Bento XVI, já foram vacinados. “Meu braço está aqui prontinho”, conta ele, explicando que várias marcas de vacina serão utilizadas na Campanha. “Se vacinar é um ato de amor a si mesmo e ao próximo”, conclui.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Polícia prende padrasto que estuprou enteada de 8 anos

Publicado

em

As polícias Civil e Militar do município de Mâncio Lima, prenderam em flagrante neste sábado, 16, um homem identificado por Antônio, que teria estuprado a enteada de apenas 8 anos de idade. Logo depois do estupro, sangrando muito, a garota foi levada ao hospital por parentes. O médico que a atendeu, desconfiou da situação e acionou a polícia, que prendeu o homem. O caso aconteceu na casa da própria família.

De acordo com o delegado José Obetânio, o exame de conjunção carnal confirmou o estupro. Como a garota está internada, deverá ser ouvida na segunda ou terça-feira, dia 18.

O homem já está no Complexo Penitenciário Manoel Neri em Cruzeiro do Sul. Na última quinta-feira, 14, outro estuprador foi preso em Mâncio Lima.

Continuar lendo

Na rede

Mais de 5 mil candidatos fazem o ENEM em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Em Cruzeiro do Sul , 5.937 pessoas fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em  26 estabelecimentos de ensino na cidade de Cruzeiro do Sul. O número é menor que o do ano passado,  quando  havia 7 mil inscritos.

No ENEM do ano passado foram  utilizadas 21 escolas com  lotação máxima. Esse ano, por causa da pandemia de coronavírus, que requer  distanciamento,  são  7 escolas a mais.

As equipes usam máscaras e demais EPIs. Entre os candidatos, apenas os autista estão liberados do uso obrigatório da máscara.

Dayane Souza,  que faz o ENEM pela segunda vez, conta que este ano  está mais ansiosa pela redação,  cujo tema ela acredita,  seja ligado à saúde ou ao preconceito racial. “Estudei de modo geral, mas com atenção especial para a redação”, cita.

Continuar lendo

Na rede

Zequinha Lima firma parceria com o Deracre para infraestrutura em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O prefeito Zequinha Lima recebeu na tarde de sexta-feira,15, a visita institucional do Diretor Presidente do Deracre, Petrônio Antunes, onde trataram sobre a parceria entre o estado e município na parte de infraestrutura e recuperação de ramais.

Lima destacou a necessidade do trabalho em conjunto para que as ações possam ser levadas para o público da melhor forma.

“A prefeitura de Cruzeiro do Sul estará sempre de portas abertas para estabelecermos as parcerias, pois quando nos juntamos nos fortalecemos mais, e com as instituições fortalecidas quem ganha é a população tendo os serviços executados”, relatou o prefeito.

O presidente estadual do Deracre, Petrônio Antunes, colocou o órgão a disposição do município, para que as ações possam acontecer sempre em conjunto.

“Por determinação do Governador Gladson, viemos a Cruzeiro do Sul colocar o Deracre a disposição, para fazermos parcerias afim de melhor atender a população. Unidos fazemos muito mais. Estamos à disposição, como nosso gerente aqui o Luciano, e nós em Rio Branco, estamos dispostos a sempre atender”, enfatizou.

Para o prefeito Zequinha Lima é necessário que os órgão tracem um planejamento, tendo em vista a proximidade do verão, e as ações que podem ser executadas no maior numero de locais possível, levando melhorias, em especial, aos ramais.

“Estamos chegando no verão , e é preciso discutir essas questões, pois nossa cidade tem uma grande malha viária, não sendo nada fácil levar os serviços a todos os lugares em tão pouco tempo, mas temos a certeza que juntos e fazendo o planejamento estratégico para aproveitar a maior parte desse tempo , durante o verão, faremos muito”, enfatizou o prefeito.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas