Conecte-se agora

Moradores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul selecionados para pesquisa nacional sobre Covid-19

Publicado

em

O Ministério da Saúde está financiando o estudo ‘Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19’, coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas que vai analisar a evolução de casos da Covid-19 na população brasileira.

Ao todo, 99.750 pessoas de 133 municípios de todas as regiões do país serão submetidas ao teste rápido (sorologia), que detecta se a pessoa já teve a doença. Foram enviados 150 mil testes rápidos para viabilizar a ação.

Do Acre, moradores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul foram escolhidos para participar do estudo. Não há detalhes sobre essas pessoas.

A ideia é identificar de que forma o vírus está se propagando em todo o Brasil e criar políticas públicas mais eficientes sobre o comportamento do coronavírus no território brasileiro. Essas “cidades sentinelas” foram escolhidas por serem municípios sede de cada sub-região intermediária do país, de acordo com critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cronograma da pesquisa prevê três fases, com coletas de dados previstas para os dias 28 e 29 de maio de 2020, na 2ª fase, e 11 e 13 de junho, na 3ª fase. Ao final, terão sido realizados mais de 33 mil testes em cada uma das três fases, intercaladas por duas semanas, totalizando quase 100 mil pessoas.

Anúncios

Cidades

Brasiléia é único município do Norte em rede brasileira pela Primeira Infância

Publicado

em

A Rede Brasileira Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis para promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos de idade.

Brasiléia é o único município da região Norte a aderir ao projeto, juntamente com as cidades brasileiras de Aracaju, Caruaru, Campinas, Crato, Fortaleza, Ilhéus, Jundiaí, Niterói, Pelotas e Ubiratã, além de São Paulo, Recife e Boa Vista.

Nesta quarta-feira, 13, a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, participou de uma videoconferência de repactuação do projeto da Rede Urban95, onde se colocou à disposição para firmar parcerias que beneficiem as crianças de 0 a 6 anos de Brasiléia e agradeceu por estar participando do projeto.

A rede apoiará os municípios na realização de um diagnóstico detalhado sobre a experiência e acesso de crianças e bebês às cidades, oferecendo dados que poderão embasar a construção de políticas públicas mais acertadas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.

A secretaria executiva da rede oferecerá apoio técnico nos temas de urbanismo, mobilidade, gestão de dados, ciência do comportamento, comunicação com foco em crianças pequenas e seus cuidadores e uma consultoria para o aprimoramento de políticas e programas oferecidos por especialistas na área.

Com o objetivo final de construir espaços públicos seguros, inspiradores e democráticos nas cidades, o projeto pretende ainda apoiar a implementação e monitoramento de Planos Municipais pela Primeira Infância, mecanismos que garantam a contínua priorização da agenda para a primeira infância pelos gestores públicos.

*Com informações disponíveis na página da Rede Urban95 no site do Instituto Cidades Sustentáveis.

Continuar lendo

Cidades

Fux revoga decisão e Ribamar Trindade deverá ser empossado como Conselheiro no TCE/AC

Publicado

em

O ex-secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, que recentemente foi exonerado do cargo, poderá ser empossado como Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre nos próximos dias por causa da uma nova decisão do Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que revogou nesta quarta-feira, 13, o efeito de uma decisão liminar deferida por ele próprio requerida pelo presidente da Corte de Contas, Cristovão Messias, que o impedia de tomar posse do cargo até que a decisão final do caso.

Com a nova decisão, fica valendo a decisão do desembargador Roberto Barros, do Tribunal de Justiça do Acre, que determinou que Trindade fosse empossado imediatamente no cargo. Ribamar teve seu nome indicado pelo governador Gladson Cameli para a vaga aberta após a morte do conselheiro José Augusto de Farias, vítima de covid-19, mas sua indicação vinha sendo questionada por membros do TCE que que defendem o nome da Conselheira-Substituta Maria de Jesus, que chegou a ter seu nome avaliado pela Assembleia Legislativa, mas foi reprovada por não cumprir o requisito de idade mínima, que é menos de 65 anos para assumir o cargo.

A reconsideração do Ministro do STF cria mais um capítulo na guerra vela pela cadeira de conselheiro. No final de dezembro, o governador Gladson Cameli chegou a resumir com o presidente do Supremo pedindo que ele reconsiderasse a decisão que havia “congelado” o ato de posse de Trindade.

Continuar lendo

Cidades

Helicóptero remove para Cruzeiro do Sul recém nascido que precisa de cirurgia

Publicado

em

O apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) fez a diferença mais uma vez no Juruá. Na tarde desta quarta-feira (13), a tripulação do Harpia 04 que está baseada em Cruzeiro do Sul foi até Marechal Taumaturgo buscar um recém-nascido com menos de 24 horas de vida, que precisa ser submetido a uma cirurgia.

O pequeno José Raif da Silva Barros nasceu com o ânus imperfurado, que é uma anomalia comum em recém-nascidos. Ela faz parte de uma síndrome com extenso conjunto de alterações congênitas chamadas de malformações anorretais. Logo que a equipe médica percebeu a anomalia, solicitou o resgate aéreo e foi prontamente atendida. O bebê e a sua mãe foram trazidos para Cruzeiro do Sul e no aeroporto, onde o helicóptero pousou, foram embarcados em um avião aeromédico e levados para Rio Branco onde a criança será submetida a cirurgia.

Esta foi a terceira remoção de paciente realizada pelo CIOPAER em menos de uma semana. O helicóptero vai permanecer no Juruá por cerca de noventa dias enquanto o Deracre realiza obras de manutenção nas pistas de pouso das cidades isoladas da região.

Continuar lendo

Cidades

Investimentos da Energisa economizam o equivalente a luz em quase 2 mil casas

Publicado

em

A Distribuidora Energisa garantiu nesta quarta-feira, 13, que nas cidades de Mâncio Lima e Senador Guiomard a economia gerada pelos investimentos na iluminação pública da região é suficiente para iluminar, em média, 1.880 casas por mês.

“Mais do que economia, é também segurança para a população, que conta com áreas melhor iluminadas no seu dia a dia. Isso é apenas parte dos investimentos, e da nossa missão de levar desenvolvimento e qualidade de vida para as famílias do Acre”, diz a empresa.

Em Rio Branco, uma parceria com a prefeitura modernizou a iluminação pública em várias localidades. As velhas lâmpadas de mercúrio foram trocadas por luminárias de LED.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas