Menu

Defensorias solicitam esclarecimentos à prefeitura sobre frota de ônibus durante rodízio de veículos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O regime de rodízio de veículos na capital acriana será estabelecido como medida de combate ao avanço da Covid-19.

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e a Defensoria Pública da União no Acre (DPU) solicitaram à Prefeitura de Rio Branco e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) esclarecimentos sobre as medidas adotadas para assegurar o aumento da frota de ônibus na capital.

Anúncio

A solicitação foi realizada nesta sexta-feira, 15, após a publicação do decreto municipal nº 316 de 14 de maio de 2020, que institui o regime excepcional e temporário de restrição de circulação de veículos no município de Rio Branco por conta da pandemia decorrente do Coronavírus.

Os ofícios assinados pelo defensor público estadual, Celso Araújo Rodrigues e o defensor público federal, Matheus Alves do Nascimento destaca que a preocupação das Defensorias é “garantir que a população carente não sofra ainda mais com efeitos da desigualdade, tendo em vista que, nesse período de pandemia a frota de transporte público deve estar adequada para evitar aglomerações, protegendo passageiros e trabalhadores do sistema”.

As instituições ainda ressaltam que “a Defensoria Pública apoia as medidas de isolamento social, que são necessárias para salvar vidas e preservar ao máximo o sistema de saúde durante a pandemia. Porém, indaga-se: há planejamento ou não do uso de total de veículos para garantir uma distância mínima de passageiros”.

Outro ponto questionado é se há medidas de reservas de assentos para manter a distância entre os passageiros e medidas de distanciamento em postos de ônibus e terminais; e também se há outras ações do poder público para evitar o deslocamento de pessoas e aumentar o patamar de isolamento social, inclusive com apoio a grupos e parcelas vulneráveis da população.

O prazo para o encaminhamento das indagações é de 24 horas, após o recebimento do documento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.