Menu

SRT no Acre notifica 140 empresas para impedir trabalho presencial de menores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os auditores-fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no Acre emitiram 140 notificações às empresas localizadas no Estado, para impedir que menores de 18 anos trabalhem de forma presencial durante a pandemia da Covid-19, atendendo às determinações da legislação.

Para preservar o emprego e a renda dos menores, durante o afastamento, os empregadores podem utilizar os mecanismos anunciados pelo Ministério da Economia, por meio das medidas provisórias 927/2020 e 936/2020, como redução ou suspensão do contrato de trabalho, concessão de férias coletivas, teletrabalho, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas e antecipação de feriados.

Anúncio

De acordo com a chefe da Seção de Inspeção do Trabalho do Acre, Maria Bomfim de Oliveira, o afastamento se justifica pela real possibilidade de que os menores sejam contaminados. “Estes trabalhadores devem ser protegidos levando em consideração a sua condição de seres humanos em desenvolvimento, garantindo-lhes a absoluta prioridade e a proteção integral, conforme determina a Constituição Federal”, destacou.

Orientação

Os empregadores notificados foram orientados a se absterem de dar ordens diretas ou indiretas que impliquem colocar em situação de risco ou prejudicar a saúde dos trabalhadores com idade inferior a 18 anos.

Dessa forma, a ação torna necessário o afastamento de atividades que envolvam seu comparecimento pessoal, devido ao risco de contato com terceiros contaminados pelo novo coronavírus no trabalho, na entidade formadora e no deslocamento entre esses locais e sua residência.

Penalidades previstas

A violação às orientações por parte dos empregadores pode sujeitá-los às penalidades administrativas decorrentes do parágrafo único, do art. 403, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que proíbe que o trabalhador com idade inferior a 18 anos preste serviços em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola. A comprovação da regularidade ocorrerá por meio de documentos a serem exibidos à auditoria fiscal.

Outras ações de combate à pandemia

A Auditoria Fiscal do Trabalho do Acre também expediu notificações recomendatórias gerais a mais de duas mil empresas situadas no Estado, orientando-as a adotar medidas de segurança nos locais de trabalho para evitar a propagação do novo coronavírus, tais como uso de máscaras, distanciamento entre trabalhadores e higienização.

Também foram encaminhadas recomendações específicas a postos revendedores de combustíveis, frigoríficos, supermercados, bancos e empresas de construção civil e de teleatendimento.

A sociedade pode contribuir para evitar o trabalho indevido de menores ou demais irregularidades laborais durante a pandemia encaminhando denúncias para o e-mail inspecaotrabalhocovid19@mte.gov.br.

Com informações da Superintendência Regional do Trabalho

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.