Menu

Servidores da UPA fazem protesto por excesso de trabalho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar do governo ter declarado por meio de uma nota afirmando que a manifestação marcada para a tarde desta segunda-feira, 11, era uma ação do sindicato da saúde, sem a participação de servidores da UPA do 2º Distrito, o que se viu foram profissionais da unidade revoltados pela sobrecarga de trabalho.


Os servidores denunciam que há pouco profissional para tanto pacientes. Alguns acabaram se contaminando ao cuidar de pacientes infectados com coronavírus e existem também servidores afastados por outros motivos.

Publicidade

“Na observação adulto a gente trabalha com 7 técnicos de enfermagem de dia e 6 á noite. Hoje, por exemplo estamos com apenas 4 agora e vamos ter só dois á noite. Não tem como atender a demanda. Temos mais de 30 pacientes internados que são pacientes que usam fralda, acamados, que precisam se alimentar, não tem como atender só com esses profissionais”, afirma Karen Macambira, enfermeira da UPA.


Ela conta que o déficit só de técnicos de enfermagem é 20 profissionais. “Temos cinco técnicos afastados que contraíram coronavírus. Com toda certeza pelo trabalho excessivo. A gerência tem feito o que pode, nos oferecemos os EPIs necessários, mas não há técnicos para nos ajudar. Precisamos de 20 pelos menos”, diz.


Fotos: Sérgio Vale/ac24horas.com (todos os direitos reservados).


O Sindicato dos Servidores da Saúde (Sintesac) também esteve presente ao ato dos servidores. “Aqui faltam médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de laboratório e técnicos de radiologia. Só pedimos a contratação de mais servidores para o governo do Acre”, destaca Adailton Cruz, presidente do Sintesac.


Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que reconhece o déficit de servidores da unidade de saúde. Afirma que está resolvendo a situação chamando profissionais que foram aprovados no processo seletivo vigente. A Sesacre afirma que aguarda o chamamento no Diário Oficial dos próximos dias.


Explica ainda que está fazendo contratações emergenciais de 3 médicos e 2 técnicos de laboratórios que aconteceram nos últimos dias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido