Categories: Acre Notícias

UPA do Segundo Distrito tem 100% dos leitos ocupados por pacientes com coronavírus

Por
Da redação ac24horas

Como a reportagem do ac24horas vem alertando, o sistema de saúde pública do Acre já entra em colapso com a ocupação total dos leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito de Rio Branco.


Pacientes positivados para a Covid-19 com pedido de internação aguardam do lado de fora da unidade referência em contato direto com acompanhantes. Secretário Alysson Bestene reconhece situação que já beira ao estrangulamento.


A direção da UPA confirmou que desde o registro do primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus, os atendimentos aumentaram de 20 para 200 pacientes/dia.


Mesmo com o esforço de 10 secretarias, o remanejamento de infectados do Pronto Socorro de Rio Branco para o bloco exclusivo do INTO foi mais uma vez adiada. A operação que visa organizar o fluxo de atendimento estava prevista para iniciar nesta terça-feira (5).


Correria toma conta de gestores da saúde que temem pelo colapso do sistema


A situação que até duas semanas era considerada tranquila, começa a se agravar e protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde estão sendo descumpridos. A Unidade de Terapia Intensiva do Pronto Socorro também está lotada e as internações ocupam leitos do 4º andar do prédio.


Guilherme Pulici que é vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Acre, em visita ao Pronto-Socorro constatou falta de profissionais, uso de equipamentos obrigatórios e até uma reforma em pleno pico de pandemia.


Um relatório deverá ser entregue ao Ministério Público Estadual. O sindicato quer a garantia de equipamentos obrigatórios e profissionais para fechar as escalas.


“Vamos cobrar a Sesacre para a necessidade de testagem de médicos, principalmente aqueles que estão na linha de frente. O objetivo é buscar uma proteção ainda maior para o profissional e para os pacientes”, disse em entrevista o vice-presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.


A situação poderia sem bem pior caso a maioria dos infectados estivessem apresentando os sintomas graves da doença. Como a reportagem mostrou, 519 pessoas se cuidam em casa e não tem necessidade de internação hospitalar.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024
  • Televisão

Gargalhou! Bocardi cai na risada após idosa revelar desejo inusitado para o Natal

Uma idosa roubou a cena no Bom Dia São Paulo desta terça, 24/12. Dona Eva…

24/12/2024
  • Destaque 1

Centro de Rio Branco fica lotado a poucas horas do natal; brinquedos são os mais procurados

Os dias que antecederam a véspera de Natal deram um fôlego aos comerciantes do centro…

24/12/2024