Menu

Primeiro caso de Covid-19 em Tarauacá foi por conta própria até Cruzeiro do Sul procurar unidade referência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nem a Coordenação de Saúde do Juruá, nem as prefeituras de Tarauacá e Cruzeiro do Sul sabem explicar o porquê de o primeiro paciente testado com Covid-19 em Tarauacá, que chegou a usar oxigênio na unidade referência da cidade, foi em seu carro próprio para se internar no Hospital do Juruá, em Cruzeiro, onde ele deu entrada no final de semana e segue internado. Ele foi acompanhado de familiares no carro.


O homem esteve no Hospital Sansão Gomes, em Tarauacá, chegando a usar oxigênio no local, e se deslocou até o Hospital de Cruzeiro do Sul. Não há informações confirmadas se ele mesmo quem dirigia o veículo.

Publicidade

No vídeo em que a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, gravou no sábado, 2, anunciando o primeiro caso na cidade, ela disse textualmente que “ele já está sendo encaminhado pra Cruzeiro do Sul onde estão sendo atendidos os casos desses municípios dessa região”.


O entendimento, a partir das palavras da prefeita, é de que a ação seguiria um trâmite, um protocolo de transferência por meio de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o que não aconteceu.


O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, disse que o homem trouxe a esposa e outros familiares, não avisou a ninguém e os parentes estão em um local já com outras pessoas. “Estamos tentando entender esse caso e a situação é preocupante”, avalia.


A coordenadora da Regional de Saúde do Juruá, Muana Araújo, não explicou o motivo de o homem não ter sido transportado em ambulância entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. “A informação que temos é que o referido paciente deu entrada no Hospital Regional do Juruá no fim da tarde de sábado, relatando teste rápido positivo para Covid-19 e segue internado”, destacou.


Desde o último sábado, o homem continua internado na enfermaria do Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul sem a necessidade de suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O caso foi tratado em uma reunião do Comitê de Covid do Juruá ocorrida ontem, dia 5, com representantes de secretarias municipais de saúde e do Ministério Público Estadual.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido