Menu

Após Energisa ser alvo de hackers, 7 deputados do Acre tiveram seus telefones clonados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada Maria Antônia (PROS) é mais membro da Assembleia Legislativa do Acre a ter seu número de telefone clonado por hackers. Ela confirmou a ação criminosa também na noite desta terça-feira, 6. Até o momento já são sete deputados vítimas dos criminosos virtuais.


Além de Maria Antônia, o ac24horas apurou que até o momento os deputados Jenilson Leite (PSB), Roberto Duarte (MDB), Edvaldo Magalhães (PCdoB), Vagner Felipe (PL) e até mesmo o presidente da Assembleia, Nicolau Junior, tiveram seus contatos clonados.
O grupo teria descoberto o golpe após pessoas próximas terem entrado em contato afirmando que por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp, os perfis do parlamentares pediam dinheiro emprestado.

Publicidade

O primeiro a ter o contato hackeado foi Jenilson, que divulgou no último final de semana em suas redes sociais o fato. Já Duarte e Magalhães teriam sido hackeados na tarde desta terça-feira, 5. Gonzaga, Vagner e Nicolau foram clonado no período da noite.


A Polícia Civil foi acionada e iniciou investigações. Uma reclamação oficial deverá ser encaminhada a Mesa Diretora para que tome todas as providências cabíveis até mesmo junto a Polícia Federal.


Ao ac24horas, o deputado Jenilson Leite disse que a situação causa estranheza e enfatizou que foi informado que um assessor do deputado José Bestene (Progressistas), foi flagrado divulgando todos os telefones dos deputados em grupos de whatsapp. O parlamentar disse que a polícia deverá investigar essa situação também.



Procurado pela reportagem, o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, enfatizou que os investigadores estão cientes desse tipo de golpe e que a tática tem se tornado um crime comum, que pode atingir qualquer cidadão. Ele ressaltou, sem citar nomes, que até membros do primeiro escalão do Governo já tiveram seus números hackeados.


“Nós já estamos com investigações avançadas e esse tipo de situação tem sido feito por uma quadrilha que tem suas ações orquestradas fora do Estado. Já acionamos o judiciário para quebra de sigilo telefônico e bancário dos criminosos”, revelou Maciel, enfatizando até mesmo que a polícia não descarta pode até sido contratado por grupos no Acre.


ENERGISA TAMBÉM É ALVO DE HACKERS

O site e outras plataformas digitais de atendimento da concessionária Energisa continuam fora do ar desde a última quarta-feira (29) devido a um ataque cibernético. No entanto, a concessionária afirma que os sistemas de operação não foram atingidos e o fornecimento de energia está preservado.


Mas já foram retomados os serviços de religação do fornecimento de energia, suspensão voluntária de fornecimento de energia, pedidos de novas ligações (em razão de mudança de endereço e para novos clientes) e a negociação de contas em atraso com condições especiais de parcelamento.


A empresa recomenda que, enquanto os sistemas estiverem indisponíveis, os clientes priorizem o uso da Gisa, a atendente virtual no WhatsApp. “A empresa está trabalhando ininterruptamente e espera voltar à normalidade o mais rápido possível”, diz, em nota divulgada nesta segunda-feira (4).


A Energisa informou que já comunicou o problema às autoridades e disse que está trabalhando com especialistas em segurança da informação para resolver o caso. “Por medida de segurança, alguns sistemas foram desligados. O aplicativo de celular ‘ Energisa On’, que dá acesso a alguns serviços, e o site oficial da empresa continuam indisponíveis”, explica.

Publicidade

A Energisa acionou um plano de contingência para preservar o atendimento de solicitações emergenciais através do call center, pelo número 0800 64 64 196.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido