Menu

Mudanças na Seplag e Gabinete Militar geram debate sobre criação de novos cargos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Deve ser debatido nesta semana como pauta prioritária do governo o Projeto de Lei que altera a estrutura administrativa do Estado desmembrando a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), tornando-a em duas pastas: a de planejamento e a de Gestão. Outra alteração seria a mudança de status do Gabinete Militar que passaria a ter estrutura de secretaria e seria chamada de Casa Militar, assim como a Secretaria da Casa Civil.

O ac24horas apurou que as mudanças propostas no governo criará mais um cargo na com a separação da Seplag e também o chefe de gabinete militar se tornará secretário. Tanto gestão como a Casa Militar também terão secretários-adjuntos, conforme a proposta, o que é questionado pelos parlamentares da oposição.

Anúncio

Nesta terça-feira, 5, antes do início da sessão virtual da Assembleia Legislativa, a comissão de serviço público, presidida pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), promoveu uma audiência pública com o presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Cristovão Messias, para esclarecer o ponto chave em relação a criação de cargos.

De acordo com o mandatário do TCE, o Estado só poderá criar cargos tendo como justificativa a pandemia de coronavírus, já que de acordo com o relatório fiscal do terceiro quadrimestre publicado em janeiro deste ano, o Acre ultrapassou o Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal que atualmente está na casa dos 53%, sendo que o limite máximo é de 49%.

A reportagem procurou o líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), que não participou da audiência, mas defendeu as mudanças ressaltando que o projeto deu entrada na casa antes mesmo da pandemia há cerca de três meses que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Orçamento e Finanças e está agora na Comissão de Serviço Público presidida pela oposição.

“O projeto vem seguindo o seu rito normal. É claro que o desmembramento cria o cargo de secretário e só. O que vai ocorrer é que Planejamento e Gestão terão dividir suas estruturas. Não se criará cargos a rodo. É uma criação mínima, de um gestor. Quando ao Chefe do Gabinete Militar, ele terá

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.