Categories: Cotidiano Notícias

Fiscalização do IDAF apreende carga irregular de pescado no Posto Tucandeira

Published by
Raimari Cardoso

A equipe de fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) instalada no Posto Tucandeira, no limite com Rondônia, apreendeu, nesta segunda-feira, 4, uma carga de pescado oriunda do município de Ariquemes, naquele estado.


O pescado estava sendo transportado em um caminhão baú sem os documentos zoossanitários obrigatórios. O produto estava endereçado para a Colônia de Pescadores de Rio Branco via Ceasa, mas trazia apenas a nota fiscal.


De acordo com o médico veterinário Francisco Lopes Dantas, gerente estadual de Fiscalização de Trânsito Agropecuário do Idaf, a carga não possuía nenhum laudo sanitário comprovando que o produto foi processado (retiradas as vísceras e cabeça) em ambiente com inspeção.


Além disso, a carga se encontrava em condições de transporte inadequadas do ponto de vista da conservação térmica e com o agravante de que seria destinada a estabelecimentos também desprovidos de serviço de inspeção de produtos e subprodutos de origem animal, possivelmente já indo direto para a comercialização e consumo pela população.



Após a apreensão e lavratura dos autos, a gerência de fiscalização acompanhou o caminhão com a carga irregular até o Aterro Sanitário de Rio Branco, onde foi feita a inutilização do produto e lavrado o laudo de apreensão e destruição.


O gerente Francisco Lopes Dantas ressalta a importância do serviço de Fiscalização de Trânsito Agropecuário feitos nas barreiras interestaduais. Para ele, essa atividade é essencial para o controle do trânsito do sistema de defesa agropecuária do IDAF.



O trabalho de fiscalização do IDAF é reforçado com 4 barreiras fixas e barreiras volantes. Esse trabalho é realizado através de inspeção e fiscalização das cargas, juntamente com a verificação dos documentos necessários para o trânsito delas.


As barreiras são fundamentais para o controle do trânsito animal e vegetal. São os fiscais destas frentes que fazem fiscalizações para evitar que animais, vegetais e produtos e subprodutos sem origem entrem no estado e coloquem em risco a sanidade do setor agropecuário e da população do Acre.


Dentre as atividades desempenhadas pela Coordenação de Trânsito Agropecuário destacam-se o desempenho de atividades relacionadas ao trânsito estadual e interestadual de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, além de orientar, fiscalizar e supervisionar o transporte de agrotóxicos e afins.



Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024