Menu

Xapuri não tem internações entre os 11 casos de coronavírus confirmados na cidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Xapuri entrou em estado de alerta total com a confirmação dos primeiros registros de casos positivos para o novo coronavírus. Entre a última segunda-feira (27/4) e a sexta-feira (30/4), a Secretaria Municipal de Saúde computou 11 casos de Covid-19 levando a cidade para a quarta colocação no ranking acreano de infecções confirmadas.


Uma das consequências imediatas da nova situação foi a adesão da população às máscaras de pano, cuja utilização obrigatória para a entrada e permanência em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e outros locais de aglomeração de pessoas, já havia sido decretada por decretos editados tanto pelo governo do estado quanto pela prefeitura municipal.

Publicidade

Outra norma que não vinha sendo cumprida à risca era a disponibilização de uma barreira física nos caixas dos supermercados, assim como a disponibilização de água e sabão na entrada dos estabelecimentos para que os clientes lavassem as mãos antes de ir às compras. Essas medidas foram verificadas pela reportagem do ac24horas nos principais mercados de Xapuri.


A Secretaria Municipal de Saúde informou que tem disponibilizado equipes de servidores da prefeitura, assim como da Vigilância Sanitária Municipal, para a fiscalização e conscientização da população quanto a importância das medidas. “Antes, estávamos lutando para que o vírus não chegasse à nossa cidade, agora a luta é para que ele não se alastre”, diz o secretário Wágner Menezes.


A boa notícia, até o momento, é que nenhuma das 11 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus na cidade estão hospitalizadas. “Todos os pacientes estão em casa, em isolamento, sendo monitorados por nossas equipes, que telefonam periodicamente para verificar como estão”, garante o subsecretário de saúde de Xapuri, Daniel Lima.


Até a última atualização do boletim municipal sobre a Covid-19, as equipes de saúde de Xapuri monitoravam 114 casos suspeitos, sendo que desses, 44 apresentavam sintomas de gripe. 36 casos haviam sido notificados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), dos quais 24 tinham sido descartados. 11 foram confirmados como positivos e 1 ainda se encontra em análise.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido