Menu

Covid-19: Acre dobra de casos a cada seis dias e confirmação é bem maior que a previsão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A curva da positividade do coronavírus teima em não se achatar no Acre -muito ao contrário, os casos tem tido comportamento explosivo na última semana de abril e a curva segue apontando exclusivamente para cima.


Nesta sexta-feira (1) chegou a 486 confirmados, conferindo ao Acre a capacidade de dobrar de casos a cada seis dias, um a menos que o predito pelo projeto PET Economia da Universidade Federal do Acre que segundo um economista do grupo foi duramente atacado internamente pelas estimativas consideradas exageradas.

Publicidade

A escala de predição da plataforma Painel do Covid-19, da Universidade Federal da Bahia, praticamente corrobora a previsão do PET Ufac: o vírus encontrou terreno fértil e avançou sem comiseração sobre todo tipo de vítima, de jovens a idosos, homens ou mulheres. Já são dezenove os mortos.


O Painel Covid-19, da UFBA, diz que era para o ter 412 casos neste 1º de maio ao invés dos 486 confirmados. As predições são calculadas a partir da realidade atual. A tendência predita pode ser alterada conforme as ações implementadas, mas parece que há uma desobediência civil em relação ao isolamento social: na quinta-feira, dia 29 de abril, o Índice de Isolamento Social calculado pela Agência In Loco marcou 50,9%, taxa um pouco melhor que os dias anteriores,  mas ainda bem abaixo do ideal, que é de 70%.


 



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido