Conecte-se agora

Sesacre contabiliza 16 novos casos de coronavírus; total chega a 317 infectados no Acre

Publicado

em

O Acre registra 16 novos casos positivos de Covid-19, nesta terça-feira, 28, subindo de 301 para 317 o número de infectados pelo novo coronavírus no estado, nas últimas 24 horas. Entre os 16 casos está a morte de um caminhoneiro paranaense.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informa mais um óbito. No entanto, J. C., que tinha 70 anos, e com endereço de Curitiba, tinha hipertensão arterial e cardiopatia e mesmo tendo morrido no Acre, sua morte constará como notificada no estado do Paraná.

Ele começou a apresentar sintomas de dispneia [respiração ofegante e descompassada], além de tontura, no dia 20 de abril. No sábado, 25, deu entrada na sala de emergência clínica do Pronto-Socorro de Rio Branco, sendo testado positivo para a doença no dia 26.

Natural de Curitiba, no seu histórico constou ainda que ele esteve em Fortaleza entre os dia 19 e 23 de abril.

No Acre, os novos casos confirmados são de 5 mulheres e 10 homens, todos de Rio Branco, além do caminhoneiro paranaense falecido na capital acreana. Até o momento, foram 2.511 casos notificados, dos quais 1.512 foram descartados e outros 688 seguem aguardando análise laboratorial.

As informações são do Centro de Infectologia Charles Mérieux, repassadas ao Departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Acre.

O número oficial de mortes pela doença é de 16 pessoas. Outras 114 pessoas tiveram alta médica da doença por não apresentarem mais o vírus no organismo.

Anúncios

Acre 01

Inquérito policial deve indiciar médicos do Santa Juliana por negligência durante parto

Publicado

em

Em dezembro do ano passado, o ac24horas contou a história de Sayonara Simão, que foi às redes sociais relatar que teria sido vítima de negligência médica no Hospital Santa Juliana, o que teria provocado a morte de seu filho. Inconformada com a perda de seu bebê, Sayonara foi em busca de seus direitos e registrou um boletim de ocorrência relatando sua denúncia e a suposta negligência.

O ac24horas apurou com exclusividade que falta pouco para a conclusão do inquérito que pode fazer com que mais de um médico seja denunciado por negligência médica. O delegado responsável pelo inquérito, Judson Barros, já ouviu, além da denunciante, cerca de 12 profissionais envolvidos no atendimento. O delegado também pediu ao Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC) um parecer sobre o atendimento prestado a Sayonara, baseado no prontuário médico.

“Falta ouvir alguns servidores e espero que o CRM seja célere neste relatório. Minha intenção é na próxima semana terminar o inquérito e opinar sobre o indiciamento ou não dos responsáveis. Em caso positivo, vamos encaminhar o inquérito ao Ministério Público do Estado do Acre (MPAC)”, conta Judson.

Sayonara Simão, que ainda convive com o luto pelo filho, diz esperar que a justiça seja feita. “Eu só quero justiça e que isso não aconteça com outras mães. Também quero mostrar que as mulheres não devem ficar caladas quando acontecer algo assim. A gente precisa buscar nossos direitos”, afirma.

Continuar lendo

Acre 01

Butantan doará ao Acre plasma sanguíneo para tratamento de pacientes com Covid-19

Publicado

em

Foto: Odair Leal/Secom

Em São Paulo, o governador Gladson Cameli se reuniu nesta quarta-feira, 27, com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Na reunião, Cameli pediu apoio técnico do Instituto para ajudar no combate ao coronavírus no Acre.

“Precisamos continuar em prevenção com muita responsabilidade e o Instituto Butantan é uma referência para todo o Brasil. Mas, além disso, somos o corredor principal de acesso ao Oceano Pacífico e estamos de portas abertas para colaborar com a ciência, diante de toda a riqueza amazônica, que temos disponível em nosso estado. Estou aqui para ajudar para que possamos construir pontes”, enfatizou Cameli.

O instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, cerca de 60% da produção de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, são fabricados pelo instituto.

Em respostas aos pedidos de Cameli, Dimas Covas, ressaltou que o Acre representa um ponto de diversidade muito importante no ecossistema e isso precisa ser contemplado nas estratégias de fortalecimento e integração, para bem servir um conjunto de ações importantes.

Foto: Odair Leal/Secom

“A sua presença aqui muito nos alegra. Temos acompanhado sua gestão e vimos que o senhor está muito preocupado com o seu estado. O Acre tem uma importância muito grande e gostaríamos de colaborar com ações que possam beneficiar a população. Estamos aqui a serviço da vida e sabemos que o senhor tem defendido a vida do povo do Acre com muita dedicação”, salientou.

Por fim, Covas deixou a equipe da Fundação e Instituto Butantan à disposição da equipe da Secretaria de Saúde e do Comitê Acre sem Covid, para que possam organizar estratégias e colaborar em ações emergenciais de saúde para o Acre.

Entre as ações mencionadas pelo diretor, Dimas Covas ofereceu a doação de plasma sanguíneo, que é a parte líquida do sangue e corresponde a 55% do volume total do fluido. O plasma é composto de proteínas, sais minerais, gás carbônico e outras substâncias dissolvidos em água e muito usado no tratamento da Covid-19.

Com colaboração da Agência de Notícias do Acre

Continuar lendo

Acre 01

Com mais de 20 mil eliminados por falta, acreanos voltam para o 2º dia de Enem

Publicado

em

Mais de 19 mil acreanos deverão comparecer neste domingo, 24, para realizar a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em diversos locais nos 17 municípios escolhidos para aplicação das provas no Acre.

As provas deste domingo vão ser aplicadas em 1.677 salas de 148 escolas em 17 municípios acreanos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A abertura do portão ocorre das 9h30 até às 11 horas. O início das provas ficou marcado para às 11h30 e o término às 16h30.

Neste segundo domingo, os candidatos vão responder 90 questões das áreas de ciências da natureza e suas tecnologias, Química, Física, Biologia, Matemática e suas tecnologias. Os candidatos podem deixar a sala sem o caderno de questões a partir das 13h30 (horário do Acre).

Ao todo, 40.674 candidatos se inscreveram para fazer o Enem 2020 no Acre na modalidade de provas impressas. Desses, 19.721 marcaram presença e 20.953 faltaram. Os candidatos que faltaram no 1º dia de prova, não poderão participar do 2º dia de exame.

Continuar lendo

Acre 01

Mãe diz que filha foi obrigada a deitar no chão de hospital por demora no atendimento

Publicado

em

A foto de uma paciente deitada no chão do Hospital Sansão Gomes causou polêmica em Tarauacá. O registro foi enviado ao ac24horas como denúncia das más condições de atendimento no hospital. A reportagem falou com Cheila Portela, mãe da paciente, que é a pessoa que aparece na foto “abanando” a filha deitada no chão. Ela denuncia a demora no atendimento.

“A minha filha deu entrada na noite de quinta-feira com muita dor. Disseram que era gastrite e medicaram ela. No outro dia, ela piorou muito e voltamos. Chegamos lá era 9 e meia. No lugar de gastrite,o problema da minha filha era dengue. Chegamos lá, fizeram uma ficha e minha filha só foi atendida 12 e meia. Ela tava com muita febre e dor de cabeça e eu tive que colocar ela no chão. Minha filha “bolava” de dor, eu pedia uma maca, algum lugar para ela se deitar e nada de ninguém atender a menina. O atendimento é péssimo e minha filha só foi atendida depois que tiraram essa foto”, afirma Cheila.

O ac24horas procurou a direção do Hospital Sansão Gomes. Laura Pontes, diretora, se pronunciou sobre a denúncia. A gestora garantiu que a paciente foi devidamente atendida. “A paciente deu entrada e foi devidamente acolhida pela classificação de risco, conforme protocolo do SUS. Recebeu atendimento, foi medicada e no período da tarde teve alta médica por não ter mais indicação de observação e nem internação”, garante.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas