Menu

Quase 130 detentos são liberados sem tornozeleira eletrônica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cerca de 130 detentos no Acre foram colocados no regime semiaberto sem o uso obrigatório da tornozeleira eletrônica. Dessa forma, acabaram liberados sem que o sistema do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) possa monitorar a localização dos reeducandos por meio do equipamento. A informação foi repassada pelo promotor de Justiça Thales Tranin, da 4ª Promotoria Criminal de Rio Branco.

Os presos que estariam circulando nas ruas sem a tornozeleira teriam sido colocados em liberdade por falta do aparelho, uma vez que a empresa responsável por repassar o objeto estaria com dificuldade no fornecimento devido à situação de pandemia do novo coronavírus, já que boa parte das peças é importada.

Anúncio

Tranin garantiu em entrevista à TV 5 nesta segunda-feira, 27, que enviou um ofício ao Iapen para que o órgão restabeleça a normalidade do uso das tornozeleiras. “Para que se possa resolver esse problema o mais rápido possível com a empresa. A ausência do equipamento impede de ver onde o reeducando está, agora estão soltos”, explicou o promotor.

O que diz o Iapen

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, confirmou o problema no fornecimento dos equipamentos por parte da empresa responsável, mas garante que não foram 130 detentos liberados, e sim cerca de 75. De acordo com Cunha, os presos que foram liberados sem a tornozeleira passaram por cadastro e, mesmo assim, seguem sendo acompanhados.

“Foram feitos cadastros com confirmação de endereço, telefone e estamos fazendo contato, acompanhando e ligando para que neles sejam instaladas [as tornozeleiras] gradativamente”, afirma.

O Iapen diz que já recebeu cerca de 40 tornozeleiras novas da empresa e algumas, ao menos 31, já começaram a ser instaladas nos detentos na última sexta-feira (24).

“Outras que foram liberadas dos presos que receberam progressão também serão instaladas. A empresa notificou o Iapen falando que não teria condições por dificuldade no fornecimento das tornozeleiras, já que grande parte dos equipamentos são importados. Seguimos trabalhando para sanar a situação”, concluiu Cunha.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.