O Acre teve média de 21 dias do ano passado com níveis de poluição acima do limite diário recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a concentração de material particulado (PM). Com base nos dados de 30 sensores instalados em 22 municípios do Estado do Acre para o monitoramento da qualidade do ar, durante o período de junho a dezembro de 2019, pesquisadores estimaram que houve uma alta exposição da população do sudoeste da Amazônia com partículas poluentes do ar.
Assis Brasil e Sena Madureira apresentaram a pior média: 32 dias altamente poluídos. Em seguida veio Brasiléia (30 dias); Epitaciolândia (28 dias); Porto Acre (28 dias); Santa Rosa do Purus (26 dias) e Bujari (25 dias). As que tiveram melhor condição do ar foram Cruzeiro do Sul, com média de 3 dias com poluentes acima do aceitável; Mâncio Lima (3 dias), Tarauacá (3 dias), Porto Walter (1 dia).
O Relatório Executivo de Monitoramento da Qualidade do Ar em 2019 no Estado do Acre, publicado neste mês de abril de 2020, traz os dados e um alerta preocupante: “Podemos inferir que há uma grande probabilidade que esse cenário se repita na estação seca de 2020, que associado a crise gerada pelo Covid, irá colocar uma pressão ainda maior no Sistema de Saúde Estadual e Municipal”, diz o relatório da pesquisa.
O estudo contou com apoio da pesquisadora Liana Anderson, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Na Amazônia, a principal poluição do ar é originada pelas queimadas para limpeza de áreas recém desmatadas, ou reforma de pastagens e áreas de agricultura anual.
Os estudos foram coordenados pelo pesquisador Antonio Willian Flores de Melo, da Universidade Federal do Acre, em parceria com diversas instituições de pesquisas, órgãos públicos e prefeituras.
No relatório, foram quantificados os dias em que a qualidade do ar violou os padrões estabelecidos pela OMS, em cada um dos 22 municípios monitorados no Acre.
O Relatório Executivo de Monitoramento da Qualidade do ar em 2019 no Estado do Acre está disponibilizado na plataforma do Research Gate, no endereço:
O árbitro Josué França, que apitará o jogo entre o sub-20 do Flamengo contra o…
10 jogadores da Escolinha Oficial do Flamengo em Rio Branco conhecerão o time sub-20 carioca…
Uma chuva começou por volta das 14h deste domingo (24) em Rio Branco, poucas horas…
Os portões de acesso para torcedores no estádio Arena da Floresta abriram pontualmente às 14h,…
Mônica Martelli e Tatá Wenerck não seguraram a emoção ao lembrar de Paulo Gustavo. As…
O Governo do Acre divulgou neste domingo, 24, uma lista dos itens que serão proibidos…