Categories: Destaque 3 Notícias

Governo vai colocar e organizar na internet todos os atos normativos desde 1963

Published by
Da redação ac24horas

Qualquer ato normativo do governo acreano vai está disponível para pesquisa em poucos cliques. Pelo menos esse é o objetivo de um decreto assinado pelo governador Gladson Cameli e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 23.


O decreto dispõe sobre as medidas necessárias ao levantamento e à disponibilização do acervo histórico dos atos normativos estaduais na internet, de maneira organizada, compilada e atualizada, sob responsabilidade e orientação da Secretaria de Estado da Casa Civil, com apoio dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional.


Para que isso aconteça será necessário a instituição de um sistema informatizado que garanta, de forma dinâmica e atualizada, a disponibilização da produção legislativa estadual na internet.


O decreto estabelece que deverão ser disponibilizadas na internet a Constituição do Estado do Acre de 1989, as Emendas à Constituição Estadual de 1989, as Leis Complementares, a partir da série iniciada em 1971, as Leis Ordinárias, a partir da série iniciada em 1963 e os Decretos regulamentares ou que disponham sobre a organização e o funcionamento da administração pública, a partir da série iniciada em 2011.


A implementação do objeto deste decreto será realizada em duas fases, sendo a primeira constituída pelos atos necessários ao levantamento, à compilação e à disponibilização do acervo histórico da produção legislativa estadual das seguintes espécies normativas estaduais.


Após a conclusão da primeira fase de implementação do projeto, será iniciada a segunda fase de levantamento, compilação e disponibilização dos demais atos normativos estaduais, inclusive daqueles editados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, que deverão integrar conteúdo de portal único na internet destinado a esse fim.


O decreto também cria a Comissão Especial Multidisciplinar que vai ser formada por equipe responsável pelo levantamento, organização, compilação e disponibilização da produção legislativa estadual e vai contar com representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil, da Procuradoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e Secretaria de Estado da Fazenda.


A comissão terá 90 dias para concluir a primeira fase do que estabelece o decreto.


Quando finalizado, todo o acervo estará disponível no endereço “legis.ac.gov.br”.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Rei Arthur será nomeado secretário de esportes de Bocalom

O ex-jogador Artur de Oliveira falou ao ac24horas nesta sexta-feira, 3, sobre o convite feito…

03/05/2024

Governo Lula decide adiar Concurso Nacional Unificado

O governo Lula decidiu adiar, em todo o Brasil, as provas do Concurso Nacional Unificado…

03/05/2024

Madonna exibe Chico Mendes e Marina Silva em telão de show durante ensaio

A homenagem de Madonna a figuras emblemáticas do Brasil durante seu ensaio na Praia de…

03/05/2024

Datena passa por cirurgia em hospital de São Paulo: ‘Obrigado pelas orações’

O apresentador José Luiz Datena, de 66 anos, foi internado no hospital Sírio Libanês, em…

03/05/2024

Saque emergencial do FGTS é liberado para vítimas de alagação em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, em ação coordenada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC),…

03/05/2024

Paolla Oliveira beija Nanda Costa em “Justiça 2” e internet reage; veja

Paolla Oliveira e Nanda Costa protagonizaram o primeiro beijo de suas personagens, Jornada e Milena,…

03/05/2024