Categories: Destaque 3 Notícias

Governo vai colocar e organizar na internet todos os atos normativos desde 1963

Por
Da redação ac24horas

Qualquer ato normativo do governo acreano vai está disponível para pesquisa em poucos cliques. Pelo menos esse é o objetivo de um decreto assinado pelo governador Gladson Cameli e publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 23.


O decreto dispõe sobre as medidas necessárias ao levantamento e à disponibilização do acervo histórico dos atos normativos estaduais na internet, de maneira organizada, compilada e atualizada, sob responsabilidade e orientação da Secretaria de Estado da Casa Civil, com apoio dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional.


Para que isso aconteça será necessário a instituição de um sistema informatizado que garanta, de forma dinâmica e atualizada, a disponibilização da produção legislativa estadual na internet.


O decreto estabelece que deverão ser disponibilizadas na internet a Constituição do Estado do Acre de 1989, as Emendas à Constituição Estadual de 1989, as Leis Complementares, a partir da série iniciada em 1971, as Leis Ordinárias, a partir da série iniciada em 1963 e os Decretos regulamentares ou que disponham sobre a organização e o funcionamento da administração pública, a partir da série iniciada em 2011.


A implementação do objeto deste decreto será realizada em duas fases, sendo a primeira constituída pelos atos necessários ao levantamento, à compilação e à disponibilização do acervo histórico da produção legislativa estadual das seguintes espécies normativas estaduais.


Após a conclusão da primeira fase de implementação do projeto, será iniciada a segunda fase de levantamento, compilação e disponibilização dos demais atos normativos estaduais, inclusive daqueles editados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, que deverão integrar conteúdo de portal único na internet destinado a esse fim.


O decreto também cria a Comissão Especial Multidisciplinar que vai ser formada por equipe responsável pelo levantamento, organização, compilação e disponibilização da produção legislativa estadual e vai contar com representantes da Secretaria de Estado da Casa Civil, da Procuradoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e Secretaria de Estado da Fazenda.


A comissão terá 90 dias para concluir a primeira fase do que estabelece o decreto.


Quando finalizado, todo o acervo estará disponível no endereço “legis.ac.gov.br”.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque Entretenimento

Vídeo: Incêndio atinge evento de samba em Recife durante show de Thiaguinho

Um foco de incêndio foi registrado, neste sábado (28), no evento Samba Recife, durante show…

29/09/2024
  • Televisão

Cantora brasileira assume romance com Marlon Wayans, astro de ‘As Branquelas’

O ator e comediante norte-americano Marlon Wayans ficou bastante conhecido por estrelar o filme ‘As…

29/09/2024
  • Famosos

Vídeo: Modelo faz alerta após ser atingida por explosão de panela de pressão

Miss República Dominicana 2021, Debbie Aflalo usou as redes sociais para falar sobre o acidente…

29/09/2024
  • Famosos

Cantor sertanejo Zé Neto sofre acidente com veículo de lazer e tranquiliza fãs

O cantor Zé Neto, de 34 anos, apareceu nas redes sociais de sua esposa, Natália…

29/09/2024
  • Charge
  • Notícias

O noivado…

29/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Candidato faz denúncias contra possível esquema criminoso, envolvendo membros do Governo

Em coletiva de imprensa a coligação do candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag (PSD),…

29/09/2024