Categories: Acre Notícias

Detentos realizam motim no presídio e 56 presos ficam feridos

Published by
Davi Sahid

Pelo menos 56 presos ficaram feridos durante um princípio de motim que ocasionou um conflito entre detentos e policiais penais na noite desta quarta-feira (22) no presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC), na Estrada do Barro Vermelho em Rio Branco.


De acordo com informações da polícia repassadas a reportagem do ac24horas, a rebelião foi ocasionada pela falta de água na penitenciária. Presos do chamado “chapão” começaram a bater nas grades como forma de protesto, muitos chegaram a sair das celas para os corredores.


Diante da situação e do número reduzido de policiais penais, após a confirmação de seis casos de servidores infectados com Covid-19 e outros 19 afastados por suspeita de contaminação, as guarnições optaram por usar armas não letais para controlar a rebelião. Vários presos foram alvejados com tiros de borracha.


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e oito ambulâncias foram deslocadas ao presídio Francisco de Oliveira Conde, para prestar atendimentos aos detentos que ficaram mais graves durante a ação policial.


Foi necessário o SAMU, deixar um médico na penitenciária para fazer uma triagem dos presos e ao total 15 foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco, 14 foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Franco Silva) na Baixada da Sobral e 27 detentos foram medicados e permaneceram na FOC.


A Polícia Militar prestou apoio na locomoção dos presos aos hospitais.


Volta da Polícia Militar ao presídio

Com o efetivo reduzido após a confirmação de seis casos de Policiais Penais com Covid-19 e outros 19 com suspeita de contaminação, a Associação dos Policiais Penais do Acre, por meio do Presidente Éden Azevedo, protocolou na semana passada um ofício junto ao Iapen e p secretário de segurança pública pedindo a volta dos policiais militares que reforçavam a segurança nas muralhas dos presídios. Segundo ele, ao menos 150 policiais militares deixaram de fazer esse trabalho.


De acordo com Éden Azevedo os militares foram convocados para reforçar a segurança nos presídios durante uma onda de ataques e conflitos entre as organizações criminosas em outubro de 2016. Porém, com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em dezembro de 2019, a direção e segurança dos presídios passaram a ser exclusivamente da Polícia Penal.


Share
Published by
Davi Sahid

Recent Posts

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024

Inscrições para a Corrida Tiradentes encerram na próxima quinta

Como parte da programação em comemoração aos seus 108 anos de história, a Polícia Militar…

05/05/2024