Menu

PL que isenta família de taxa de iluminação passa na Câmara

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em meio a um bate-boca acalorado, os vereadores de Rio Branco aprovaram na manhã desta quinta-feira, 23, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei (PL) enviado pela prefeita Socorro Neri (PSB) que isenta o pagamento da taxa de iluminação pública das famílias, que têm consumo de energia elétrica de até 220 KWh.

A isenção prevista no PL contempla 22 mil beneficiários. A medida representa um impacto estimado de R$ 283 mil de renúncia de receitas. Caso seja sancionado, a Lei terá vigência até o dia 30 de junho de 2020. O PL foi aprovado por 14 votos a 0.

Anúncio

O bate-boca começou quando o vereador Emerson Jarude (MDB) apresentou uma emenda que pedia que a isenção da taxa fosse para todas as classes sociais, e não apenas para aquelas famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. A emenda acabou sendo rejeitada por 10 votos a 4.

O vereador Eduardo Farias (PCdoB) afirmou que a emenda de Jarude desestabiliza as contas públicas. Segundo ele, a estimativa seria de perda de arrecadação por volta de R$ 1,2 milhão, caso fosse aprovado.

O vereador Clézio Moreira (PSB) disse que a emenda apresentada por Jarude é inconstitucional. Ele argumentou que os vereadores não têm poder de legislar sobre tributos. Artêmio Costa (PL) disse que o parlamento-mirim estava querendo usurpar o Poder do Executivo ao apresentar emendas que resultam em impactos nas contas públicas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.