Menu

Com pandemia, emissão de nota fiscal cai 14% no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Caiu 14,04% a emissão de Nota Fiscal Eletrônica no Estado do Acre entre os dias 21 e 27 de março, primeiros dias de fechamento dos estabelecimentos comerciais por conta da pandemia do coronavírus.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) compara a emissão de NFe naquela semana com período anterior á proliferação do vírus. Ou seja, antes da pandemia a emissão de NFe chegou a R$ 71,78 milhões enquanto que na 1ª semana de pandemia foram R$ 59,93 milhões.

Anúncio

“Entre os setores de atividades, a queda na emissão de notas teve mais impacto no varejo, com mais de 25% de queda na comparação entre a última semana e o período antes da pandemia. Nesse cenário, o atacado é a segunda atividade mais afetada, com uma queda de 12,88%, tendo registrado um crescimento de 1,8% na indústria”, informa o Governo do Estado com base em boletim elaborado pela Sefaz.

Também sofre drasticamente a venda e consumo de combustíveis. As vendas despencaram em 23,5% em valores e 22,7% em volume comercializado na comparação com o período anterior à Covid-19.

A boa notícia é que o movimento nos postos apresentou recuperação entre os dias 26 de março a 1º de abril, registrando redução menor nas vendas, de 20,6% em valor e 18,6% em volume no comércio de combustíveis.

O Governo do Acre tem sido alvo de críticas duras dos empresários, que o acusam de não fazer nada para evitar um colapso econômico no Estado. De seu lado, o Governo diz que tem tomado medidas para evitar o pior.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.