Categories: Acre Notícias

Acisa diz que governo não se esforça para salvar economia

Por
Da redação ac24horas

Um dia após o governo do Acre prorrogar o decreto que suspende a ampla atividade comercial, restringindo-se apenas ao funcionamento dos serviços considerados essenciais neste período de pandemia da Covid-19, o presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agrícolas (Acisa), Celestino Bento, gravou um vídeo nas redes sociais explicando com preocupação o que representa essa prorrogação do decreto para o empresariado local.


“Com o decreto que limita a reativação de empresas no Acre, fiquei ainda mais preocupado porque a economia já não está fácil. Sei que estamos enfrentando um problema de saúde pública, psico e econômica, um pode levar à falência do outro. Precisamos de cuidar de todos nesse momento difícil”, iniciou Bento.


O presidente destacou que a Assembleia Legislativa Federal aprovou que o governo federal repasse as “perdas” tanto do estado quanto dos municípios, reponha dinheiro. “Isso é bom porque os estados precisam sobreviver, mas de outro lado, não vejo essa vontade de socorrer a iniciativa privada”, apontou.


Celestino garante que desde o início da pandemia vem pedindo que o governo do Acre prorrogue o pagamento dos impostos, como ICM, IPTU, ISS, IPVA, tudo que for inerente a tributos do âmbito de estado e município. “Mas infelizmente, até então, não recebemos nada de positivo e animador para a economia”.


O presidente ressalta que o Acre já tinha cerca de 120 mil desempregados antes da pandemia, e agora, pode chegar aos 150 mil. “O pior é que 30% das empresas que fecharam não terão condições de honrar seus compromissos e não reabrirão”, disse.


Bento reafirmou o momento delicado, mas que pede atenção maior para a economia. “Sei que entre saúde, a vida e economia, vamos trabalhar em manutenção da vida, mas como presidente de uma entidade, preciso estar cuidando e zelando dos colegas empresários, com a manutenção dos negócios e do emprego”.


O presidente pediu que atenção do governo do Acre para aquilo que mantem o estado: as empresas. “Elas sustentam, e precisamos delas, não vamos deixar quebrar ou matar a galinha dos ovos de ouro. Todos vão perder, não tenho dúvidas disso, então vamos nos ajudar, unir forças, debater e discutir alternativas que sejam boas para ambos e não decisão unilateral”, finalizou.


Share
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

  • Destaque 1
  • Notícias

Embates entre Bocalom, Marcus, Jarude e Jenilson marcam debate da TV Gazeta

No terceiro debate das eleições municipais de 2024, realizado pela TV Gazeta/Rede Record, os candidatos…

28/09/2024
  • Juruá
  • Notícias

Cruzeiro do Sul celebra 120 Anos com desfile Cívico-Militar e Feira do Empreendedor

Com um desfile-cívico com 70 instituições,Cruzeiro do Sul celebrou seus 120 anos de fundação no…

28/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Botafogo tem gol anulado, empata com Grêmio, e vê Palmeiras colar na ponta

Em um jogo com muitas chances, o Botafogo teve um gol anulado, pressionou no fim,…

28/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Mulheres tentam acessar presídio com drogas escondidas em fraldas

A Polícia Penal prendeu em flagrante, neste sábado (28), duas mulheres que tentavam acessar o…

28/09/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus, Bocalom, Jenilson e Jarude falam de importância estratégica no debate da TV Gazeta

Na chegada para o debate da TV Gazeta, os candidatos a prefeito de Rio Branco…

28/09/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 40 milhões; confira as dezenas

Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2780 da Mega-Sena. O que aconteceu:…

28/09/2024