Menu

Carta de 25 governadores pede manutenção do auxílio aos Estados aprovado na Câmara

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, preside sessão de votação do PL 1645/19 que trata da reestruturação da carreira e aposentadoria dos militares.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em carta dirigida ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, vinte e cinto governadores, entre eles o do Acre, Gladson Cameli, pedem a manutenção dos valores do auxílio financeiro aos Estados estabelecidos no projeto aprovado na Câmara dos Deputados.


Só os representantes de Rondônia e de Roraima não assinaram a carta do Fórum Nacional de Governadores.

Publicidade

A posição do Fórum é contrária à do governo federal. O projeto aprovado pela Câmara prevê, entre outros pontos, a compensação de até 30% das perdas com ICMS (principal imposto estadual) e ISS (tributo municipal). A equipe econômica quer estabelecer um valor e dividir de acordo com a população de cada estado.


CARTA AO SENADO FEDERAL EM APOIO AO PLP 149-B/2019.


Senhor Presidente do Senado Federal.


Os Governadores abaixo assinados vêm manifestar a V.Exa. e aos ilustres senadores da República o reconhecimento pelo empenho na adoção de medidas sociais, sanitárias e federativas neste momento de terrível crise.


A esse respeito, enfatizamos nosso apoio à aprovação integral do Projeto de Lei Complementar – PLP nº 149-B de 2019, que estabelece auxílio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para mitigar os efeitos da pandemia de Covid19, possibilitando a recomposição temporária de receitas dos entes subnacionais.


Estamos dedicados à salvaguarda da população contra o novo coronavírus e contra as implicações econômicas decorrentes da atual emergência sanitária. Temos compromisso com a proteção da vida e, igualmente, com a defesa de empresas e empregos, o que somente será possível com a manutenção do adequado funcionamento do Estado.


Efetivamente, não haverá reconstrução nacional e retomada econômica se permitirmos o colapso social que adviria da interrupção de serviços públicos essenciais, como saúde, segurança, educação, sistema penitenciário, iluminação e limpeza pública.


A imediata aprovação do referido projeto constitui, assim, forma eficiente de evitar uma perturbação generalizada e salvar numerosas vidas. Afinal, a demora na apresentação de soluções concretas é o nosso maior inimigo depois do vírus.


Conhecedores do espírito patriótico do Senado Federal, enviamos esta respeitosa manifestação às senadoras e aos senadores da República, confiantes em seu acolhimento.


Brasília, 15 de abril de 2020.

Publicidade

GLADSON CAMELI


Governador do Estado do Acre


RENAN FILHO


Governador do Estado de Alagoas


WALDEZ GÓES


Governador do Estado do Amapá


WILSON LIMA


Governador do Estado do Amazonas


RUI COSTA


Governador do Estado da Bahia


CAMILO SANTANA


Governador do Estado do Ceará


IBANEIS ROCHA


Governador do Distrito Federal


RENATO CASAGRANDE


Governador do Estado do Espírito Santo


RONALDO CAIADO


Governador do Estado de Goiás


FLÁVIO DINO


Governador do Estado do Maranhão


MAURO MENDES


Governador do Estado de Mato Grosso


REINALDO AZAMBUJA


Governador do Estado de Mato Grosso do Sul


ROMEU ZEMA


Governador do Estado de Minas Gerais


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido