Menu

Mâncio Lima inicia mutirão para combater dengue e malária

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para evitar um possível aumento nos casos de dengue, malária e chikungunya, a prefeitura de Mâncio Lima iniciou pelo bairro São Francisco, o mutirão de limpeza pública que se estenderá por todo o município.

As ações envolvem mais de 50 homens, maquinas e equipamentos e a meta atingir 100% da cidade com objetivo de evitar a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue, malária e chikungunya.

Anúncio

A ação é conjunta das Secretarias Municipais de Saúde , Obras e Meio Ambiente e Saúde. ” Nosso objetivo principal é eliminar os criadouros dos mosquitos da malária, dengue e claro deixar a cidade limpa. Os moradores estão colaborando limpando os quintais e embalando o lixo em saco plástico e dando a destinação adequada para o lixo doméstico”, disse Felício Rodrigues, Secretário Municipal de Obras, Urbanismo.

A comunidade colabora limpando os quintais, separando o lixo doméstico ou residencial do lixo orgânico (restos de alimentos, madeira) que pode ser reaproveitado e o lixo inorgânico (as embalagens, os vidros, os papéis) recolhido e levado para o lixão controlado.

“Já retirei todo o lixo do meu quintal para aproveitar as máquinas e as equipes da limpeza”, destacou Francisco Melo da Silva, aposentado.

Paralelo à limpeza das ruas, retirada do lixo e a coleta do material orgânico, a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo realiza o trabalho de conscientização, orientando os moradores quanto a destinação e armazenamento corretos do lixo.

Kelen Cristina Lima, secretária de Meio Ambiente e Turismo, destaca a preocupação da gestão com a limpeza da cidade. “Elaboramos um cronograma de limpeza em toda a cidade e claro pedindo a conscientização da nossa população para retirar todo o lixo do fundo do quintal e guardar em sacos plásticos para que nossa equipe faça a coleta, e armazenamento corretos”.

Em Mâncio Lima, de janeiro a março de 2020 foram registrados 568 casos malária. Em 2019 foram 1.051 do mesmo período. Este ano 72 casos de dengue foram confirmados.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.