Categories: Destaque 3 Notícias Política

Videoconferência com Mourão: Acre apresenta demandas para combate à Covid-19

Published by
Da redação ac24horas

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, reuniu os representantes do Conselho da Amazônia Legal, formado pelos governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, em videoconferência na manhã desta quinta-feira, 2, para anunciar a criação da Comissão de Saúde e Cidadania da Amazônia Legal para enfrentamento à Covid-19. O objetivo é dar celeridade às ações emergenciais com a integração entre o governo federal, estados e municípios. Na reunião foram apresentadas também ações estratégicas que serão executadas pelo Conselho da Amazônia Legal no combate ao desmatamento e queimadas ilegais.


Na abertura da reunião, Hamilton Mourão destacou que a Comissão de Saúde e Cidadania possibilitará a identificação de problemas e execução das ações emergenciais diante da crise em decorrência da Covid-19, na Amazônia.


Em sua fala, o governador do Acre, Gladson Cameli, fez uma série de apelos ao vice-presidente da República. Ele ressaltou que o Acre aparece em segundo lugar dentre os estados brasileiros com mais casos, proporcionalmente, a cada 100 mil habitantes infectados com o novo coronavírus.


Apoio no combate à pandemia

O primeiro pedido feito pelo governador foi para o envio emergencial de equipamentos de EPIs, equipamentos para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) como respiradores, kits de exames e outros produtos em saúde. Gladson sugeriu ainda aproximação com o governador de Porto Velho (RO) para facilitar a logística quanto ao envio de materiais e insumos pela Força Aérea Brasileira (FAB).


Reforço na fronteira

O governador do Acre pediu também o envio de tropas militares para proteção e controle na entrada de imigrantes pela fronteira Brasil/Bolívia e Peru. Cameli relatou a situação delicada enfrentada pelos prefeitos, em especial os das cidades de Brasileia e Assis Brasil (AC), diante do perigo iminente que coloca o Acre e o Brasil com possível aumento de casos de Covid-19 gerados por imigrantes vindos de diversos países.


Ao destacar a falta de recursos para acolhimento social e ações de monitoramento em saúde, Cameli sugeriu que o Exército Brasileiro, por meio do Pelotão de Fronteira, realizasse as ações junto aos imigrantes dada a precariedade financeira enfrentada pelos municípios acreanos.


Liberação de Emendas Parlamentares

Outro pedido feito ao vice-presidente foi a urgente liberação de recursos realocados pela bancada federal do Acre, que ajudará nas ações permanentes de controle e combate à pandemia em todo o estado.


Repatriamento de estudantes

Gladson Cameli externou sua preocupação com mais de 500 estudantes de medicina que estão impedidos de regressar ao Brasil, em virtude da Covid-19. O governador pediu a intervenção do vice-presidente junto ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil para dialogarem com os governos da Bolívia e Peru, a fim de repatriar os estudantes.


Cameli diz reconhecer os esforços do governo federal, mas é necessário destacar a delicada situação enfrentada no Acre, dizendo que o estado é o segundo com maior índice de contágio por coronavírus por densidade populacional. “Nosso maior gargalo é o tempo. Estamos unidos com o governo federal, municípios e a sociedade para vencer esse grande problema. Como brasileiro e acreano peço ajuda! Que o governo federal possa olhar nossa necessidade. A situação enfrentada pelos prefeitos, em especial os que fazem fronteira com os países vizinhos, é ainda mais delicada. Precisamos do envio de tropas para reforçar nossa fronteira e urgência na entrega de insumos pela Força Aérea. Além disso, temos o sofrimento de dezenas de famílias que têm seus filhos estudando no país vizinho e estão impedidos de cruzar a fronteira. Pedimos que olhe com carinho para o Acre”, disse Cameli.


Em resposta, Hamilton Mourão prometeu acionar os ministros da Defesa, Saúde, Infraestrutura e Relações Exteriores para atender as solicitações. Antes, Mourão pediu que o governador entrasse em contato, após a visita que fará às fronteiras do Acre nesta sexta-feira, 4, para relatar as condições e, juntos, traçarem as ações emergenciais a serem realizadas.


Participaram da videoconferência a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri; o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti; Chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade; o secretário Estadual de Saúde, Alysson Bestene, de Planejamento e Gestão, coronel Ricardo Brandão e Comunicação, Silvânia Pinheiro. A transmissão da reunião teve início às 8h e encerrou às 10h e contou com a interação de todos os governadores que integram o Conselho da Amazônia Legal.


Na oportunidade, cada gestor pode apresentar um panorama da situação enfrentada por seu estado e reivindicar ações junto ao governo federal para combate à pandemia. Outro assunto que pautou a reunião foi a apresentação do planejamento das ações imediatas que serão executadas a curto, médio e longo prazos, coordenadas pelo Conselho da Amazônia Legal, para combate ao desmatamento e queimadas ilegais na Amazônia.


Agência de Noticias do Acre


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Acre terá programação especial na Semana Nacional de Museus

Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para celebrar o Dia Internacional dos Museus em…

07/05/2024

STJ pode julgar pedido de afastamento de Gladson do cargo na próxima semana

O processo que tem como requerido o governador do Acre, Gladson Cameli, denunciado pelo Ministério…

07/05/2024

Federação de Teatro do Acre celebra 46 anos com poesia, música e arte

Acontece a partir desta terça-feira, 07, e segue até o próximo sábado, 11, a Semana…

07/05/2024

Mulher espancada por segurança tem depressão e estava com dor: “não me atenderam”

A autônoma Maria Vanderleia da Silva, de 37 anos, que no último sábado, 4, foi…

07/05/2024

Campeã do BBB Emilly Araújo perde casa nas chuvas do RS: ‘Debaixo d’água’

Emilly Araújo perdeu a casa em que viveu com a mãe e a irmã, Mayla…

07/05/2024

Arlindo Cruz recebe alta após 15 dias de internação

Arlindo Cruz recebeu alta do hospital Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro,…

07/05/2024