Categories: Acre Notícias Política

Falta de projetos e coronavírus fazem grandes obras do governo do Acre não saírem do papel

Published by
Da redação ac24horas

As ambições do governo do Acre de ver as grandes obras sendo executadas em 2020 para gerar milhares de empregos foram frustradas por dois motivos: a falta de projetos e a pandemia de Coronavírus (Covid-19) que infectou dezenas de acreanos até o momento e desencadeou uma crise sem precedentes em todo o planeta.


Desde o ano passado, a atual gestão do Palácio Rio Branco tem em suas contas mais de R$ 1 bilhão para execução de obras de infraestrutura, entre as principais, considerada as meninas dos olhos do governador, os dois viadutos: um na rotatória da AABB e outro na Corrente, localizado no Segundo Distrito. Até mesmo a finalização do Anel viário de Brasiléia e Epitaciolândia estariam comprometidos para este ano, cuja a licitação está em andamento.


A falta de projetos foi parcialmente reconhecida pelo secretário de Infraestrutura,Ítalo Medeiros, que destacou ao ac24horas que “o governo está com uma capacidade muito boa de captar recursos, mas tem uma certa limitação no desenvolvimento de projetos”, disse o gestor, ponderando que essa limitação é uma realidade em todos os governos, inclusive Federal.


Explicando a “limitação no desenvolvimento de projetos”, o secretário explicou: “Há necessidade de estudos técnicos específicos, por exemplo: sondagens, ensaios de laboratório de concreto, estudos de tráfego e outros. Há algumas especialidades que o Governo não dispõe no quadro. Para sanar essas limitações, contrataremos consultoria”.


Medeiros revelou que o Estado já tem várias licitações ativas na praça e enfatizou que “do recurso captado, nem todo montante já está disponível para apresentar projeto (ainda não virou Convênio)”, pontuou.



Sobre as grandes as obras, como por exemplo os viadutos da capital, a Seinfra reforçou que está trabalhando no projeto. “Entretanto, diante do cenário econômico, obras que impliquem em desapropriação (fonte: Recursos Próprios) teremos que rever. Caso do viaduto da AABB”, explicou o gestor destacando que o viaduto da corrente ainda passa por estudos e que este ano a expectativa é que seja lançado pelo menos o edital de licitação, porém os técnicos da pasta estão focados no projeto do Hospital de Acrelândia, obra voltada a saúde e que deverá ser priorizada pelo governo devido a pandemia de Covid-19.


Além do Hospital de Acrelândia, as obras prioritárias do governo são o INTO, Huerb (Bloco Novo), João Câncio (Sena Madureira), Hospital de Acrelândia e outras intervenções.


O ac24horas apurou que nas últimas semanas o governo do Estado começou a sondar as prefeituras da capital e interior para saber se elas têm a disponibilidade de apresentar projetos de obras. A ideia é que com auxílio dos gestores municipais, os recursos não sejam perdidos devido a dificuldade de ter projetos.


“Há projetos que são simples, por exemplo, quadras de esporte. Basta replicar outros projetos já concebidos, respeitando o padrão de cada município e autoria, por isso buscamos parcerias municipais. Queremos otimizar serviços, recursos e tempo”, explicou Italo.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em três semanas

Impulsionado pelo alívio global, o mercado financeiro teve um dia de forte recuperação. O dólar…

03/05/2024

Casas sofrem 2ª punição por Prova de Resistência de A Grande Conquista

Michael e Fellipe Villas continuaram na disputa pelo carro 0 km e as Casas Verde…

03/05/2024

Gladson Cameli anuncia obras de revitalização do Teatrão em Rio Branco

Após várias polêmicas em torno do assunto, o governador do estado, Gladson Cameli, usou as…

03/05/2024

Governo coloca CBMAC à disposição do governo do Rio Grande do Sul

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada a pior da história. As…

03/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

03/05/2024

Reunião no Progressistas define aliança com PL e chapa Bocalom e Alysson está definida

A Executiva Municipal do Progressistas se reuniu a portas fechadas na sede do partido, nesta…

03/05/2024