Categories: Destaque 5 Notícias

Estado planeja usar Arena Acreana e 109 leitos do Pronto-Socorro para pacientes com coronavírus

Published by
Agência de Notícias do Acre

O secretário de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Alysson Bestene, anunciou nesta terça-feira, 31, que o Governo do Estado já estuda montar um hospital de campanha no estádio Arena Acreana, e que a verticalização do Pronto-Socorro de Rio Branco poderá ser esvaziada para tornar-se referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no Acre.


Atualmente, no 5º andar do prédio de seis andares, inaugurado pelo governador Gladson Cameli em agosto do ano passado, duas pacientes se recuperam da infecção por coronavírus.


“O nosso plano de ação contempla a instalação de um hospital de campanha aqui e a retirada de todos nossos pacientes do PS para a Fundação Hospitalar do Estado do Acre, se a necessidade for essa”, afirmou Bestene na Arena da Floresta, em mais uma ação do governo para ganhar tempo com a pandemia, antes da possibilidade de uma explosão de casos graves nas próximas duas semanas. Mais cedo, ele entregou aparelhos respiratórios no Hospital da Criança.


Com relação ao Pronto-Socorro, a ideia é que os 109 leitos totais do hospital sejam destinados a pessoas em estado grave e para aquelas que precisem de UTIs num pior cenário da pandemia, que poderá eclodir em quinze dias, se as pessoas não continuarem em quarentena dentro de suas casas.


Hoje, a UPA do Segundo Distrito, unidade de referência para pacientes com Covid-19, oferece 40 leitos para atendimento a pessoas em estado moderado, enquanto que o PS tem 10 leitos de UTIs no 5º andar, sendo que 2 deles já estão sendo utilizados por duas pacientes, uma de 37 e outra de 77 anos.


No 4º andar, outros 33 leitos, entre UTIs e semi-intensivos também podem ser convertidos rapidamente para casos de contaminação por Covid-19, segundo o secretário.


FOTO: ODAIR LEAL – SECOM

Hospital modular na Arena

Acompanhado do secretário de Esportes, Junior Santiago, o secretário de Saúde, Alysson Bestene, afirmou que a estrutura da Arena Acreana é ideal para receber um hospital de campanha modular, que possa alojar centenas de pacientes.


Neste momento, estão sendo preparadas também dez UTIs, a exemplo das dez já existentes no Pronto-Socorro, no Instituto de Traumatologia e Ortopedia de Rio Branco, o Into, enquanto que o governo aguarda outros dez equipamentos de UTIs do governo federal para serem instalados rapidamente em quaisquer leitos de hospital.


Share
Published by
Agência de Notícias do Acre

Recent Posts

Homem é ferido com golpe de tesoura no peito durante discussão

Marcos Silva de Souza, de 32 anos, foi ferido com um golpe de tesoura durante…

17/05/2024

IFAC suspende provas de concurso por determinação judicial

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e o Instituto de…

17/05/2024

Alan Rick e Zequinha entregam ônibus ao Conservatório Musical do Juruá

A tarde desta sexta-feira, 17, foi de celebração para os alunos, profissionais, voluntários e parceiros…

17/05/2024

Brasil tem 2ª pior saída de dólares de janeiro a abril em 2024

O Brasil registrou uma saída liquida de US$ 21,08 bilhões pela via financeira no acumulado…

17/05/2024

Luana Piovani não se contém e expõe motivo de separação de Pedro Scooby

Durante a manhã dessa sexta-feira (17), a atriz Luana Piovani utilizou suas redes sociais para…

17/05/2024

MPAC ajuíza ação cautelar para suspender obras da Praça da Revolução

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada…

17/05/2024