Categories: Blog do Crica Notícias Política

Não se tromba com o mundo científico 

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Cautela! Prudência! São palavras que deveriam ser observadas pelo governador Gladson Cameli para não entrar no açodamento de liberar todas as atividades comerciais e escolares, justamente no momento em que se espera um pique de novos casos do Covid-19. A observação do médico e diretor do laboratório Charles Mérieux, Andreas Stocker, de que o número de pessoas com o coronavírus pode ser mil por cento a mais do que os 25 casos confirmados pela SESACRE, é um alerta grave. A sua projeção é que já tenha 500 pessoas contaminadas, principalmente, na capital. A ação do governador vem sendo no atual cenário elogiada até pelas vozes mais ativas de partidos adversários, mas isso poderá ir pelo ralo e passar dos elogios a ser transformado em vilão, caso libere geral já nesta segunda-feira, e os casos venham a aumentar. Se este quadro se configurar a sua imagem vai para o buraco. Gladson, não se tromba com o mundo científico. O correto é dar mais tempo para ver a evolução dos números. Não são só os idosos que têm morrido pelo Covid-19, diz a estatística.


NÃO SOMOS A ÚLTIMA BOLACHA


Todos os grandes cientistas mundiais defendem a quarentena como uma forma de evitar o contágio. Todos os grandes líderes mundiais estão adotando as medidas. Não seria o Acre a dizer que tudo isso está errado e que somos a última bolacha do pacote do meio científico.


RELATOS DRAMÁTICOS


Os relatos de quem foi contaminado pelo Covid-19, sobre a crise de falta de ar, são terríveis, não é “gripezinha”. Vamos manter o isolamento, lavar sempre as mãos com sabão, usar álcool gel e evitar as aglomerações. Temos que seguir as orientações dos profissionais de Saúde.


CURVA CRESCENTE


A curva da contaminação do Covid-19, no Acre, segundo as projeções dos infectologistas, é de crescimento, o que significa dizer que se for feito pouco caso poderá agravar muito o quadro.


APOSTO NA CIÊNCIA


Entre o que dizem os leigos e as autoridades médicas sobre o Covid-19, fico com estas.


JAMAIS IMAGINADO


Quando o Covid-19 passar o mundo político da aldeia pode assistir a uma composição para a disputa da prefeitura de Rio Branco, até aqui não imaginada. Mudaria todo o rumo da prosa.


CHEGOU AGINDO


O novo presidente do DEPASA, Tião Fonseca, chegou agindo e aliou-se ao governo e prefeitura no combate à propagação do Covid-19. Neste sábado coloca na rua uma grande operação de desinfecção de lugares públicos de grande freqüência popular. Todos têm de colaborar.


A COR DA CHITA É OUTRA


Esta, eu ouvi ontem aqui do meu refúgio contra o Covid-19, via a ligação feita por uma importante fonte do governo, de que tem grupo político testando o governador Gladson Cameli com ameaças. “Vão se enganar com a cor da chita, Crica”, previu a boa fonte.


AUTORIDADE SE EXERCE


Quem governa, ou usa a autoridade ou vai virar um “Mané vai com os outros”, se aceitar pressão a tendência é sofrer pressões em séries e neste caso seria o fim do atual governo.


NÃO VIVE DO GOVERNO


O que alguns aliados muy amigos (sic) não entenderam é que o Gladson Cameli não é um político que precisa da política para se sustentar, seu pai tem uma das maiores fortunas do Amazonas, por isso, pode reagir a qualquer pressão para que saia candidato ao Senado.


SERIA UM DESASTRE


Leio que o PT vai propor que se crie um “Conselho de ex-presidentes,” para ajudar na crise do Covid-19. Esta turma não engoliu ainda que, perdeu a última eleição presidencial? Que coisa!


MOVIMENTOU O ÓRGÃO


O diretor do PROCON, Diego Rodrigues, quebrou a apatia do órgão e o tornou ativo na fiscalização, para evitar que se aproveite da crise para subir preços do produto. Tem que ser duro, implacável, já que espertos andaram subindo mais de 100% o álcool gel e as máscaras.


EBULIÇÃO


Os bastidores políticos se encontram em ebulição nos últimos dias, reviravolta em alianças. É o que se pode dizer do momento, apenas o milagre, ainda sem poder falar o nome do santo.


HENRIQUE AFONSO


Segundo boa fonte do PSD o candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul pelo partido deverá ser mesmo o ex-deputado federal Henrique Afonso (PSD), devido o poder de aglutinação. Tem o apoio certo do deputado Josa da Farmácia (PODEMOS) e do ex-prefeito Francisco Deda.


MUITO IMPROVÁVEL


É muito improvável que o professor Marcelo Siqueira (PT) aceite disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Sabe o que é barra de  ser candidato a cargo político sem a menor estrutura. 


VOZ DA RAZÃO


“É fundamental continuar com as medidas que limitem participação em massa”. A afirmação foi feita pela deputada federal Vanda Milani (SD), que defende seguir o que dita a OMS.


SESSÃO VIRTUAL


Deputados estaduais vão realizar a primeira sessão virtual, no Estado, hoje às 10 horas, para discutir projetos do governo que dizem respeito ás medidas contra o Covid-19. Sessões presenciais só vão acontecer quando passar o risco de contaminação pelo Covid-19.


NOMES EM FOCO


Ex-deputada Leila Galvão, ex-deputado Ney Amorim, ex-prefeito Tião Bocalom, prefeito André Maia, são nomes que estarão em foco dia 4 de abril, para saber em que partido vão se filiar. Dependendo das filiações acontecerem, algumas delas vão influir na disputa de prefeituras.


GRANDE BENEFICIADO


O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, foi o grande beneficiado com o esfacelamento da oposição para a disputa da prefeitura do município. Mas, pelos interesses políticos diferentes para 2022, a quebra da unidade das candidaturas da oposição era certa. 


APOSTA NO PASSADO


Os dirigentes do MDB acreditam que, mesmo estando há muito tempo afastado da política, ainda assim o ex-prefeito Francimar Fernandes, ainda detém prestígio para disputar com chance a prefeitura de Feijó. Não deixa de ser um teste, mas os tempos são outros.


FICOU NA GELADEIRA


Com a suspensão das sessões presenciais na ALEAC ficou na geladeira a troca de líder na base do governo. O deputado Marcos Cavalcante (PTB) continua sendo o nome em alta na cúpula governista para suceder o atual líder deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS).


NINGUÉM ENTENDEU


Ninguém conseguiu explicar no governo a liberação do uso de motéis como atividade essencial. Não sei o que vão responder para o MPF. Mas não vejo nada que justifique.


NÃO ESTÁ PARADO


O secretário de Segurança, Paulo César, mandou postagem ao BLOG, informando que está havendo um monitoramento dos furtos a estabelecimentos comerciais e foram definidas estratégias para o combate. Destaca a reversão do efetivo administrativo para o policiamento noturno e madrugada na capital. Este tipo de crime estava em escalada progressiva na capital 


FRASE MARCANTE


“Há duas ocasiões na vida nas quais o homem não deveria jogar: quando não tem dinheiro para fazê-lo e quando tem”. Mark Twain


 


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024