Categories: Cotidiano Gente - Economia e Negócios Notícias Política

Um novo plano marshall

Published by
Artigo

Até o momento não é possível avaliar com precisão os impactos do coronavírus na economia mundial e brasileira. Dia após dia o vírus impõe novas perdas à economia mundial. Desde o fim do carnaval as 285 empresas que atuam na bolsa de valores brasileira perderam a valor de mercado aproximadamente 1 trilhão de reais, ou seja, 13,7% do PIB brasileiro. Esta crise já é maior que as de 2001 e 2008, uma hecatombe global.


A incerteza na economia mundial é gigantesca e o futuro nebuloso. Pelo mundo observa-se governos das mais diversas matizes ideológicas cunharem pacotes anticíclico buscando reduzirem os impactos da crise sobre o lado da oferta e da demanda.


Os Estados Unidos anunciaram um pacote de estímulo à economia de US$ 2 trilhões (aproximadamente, 10 trilhões de reais), ou seja, 10% do PIB americano. Dentre as várias medidas tem-se: a. envio de mil dólares para cada americano; b auxílio financeiro para a indústria da aviação e c. pequenos e médios negócios que foram duramente atingidos pelo surto do vírus. O Banco Central Europeu irá aportar por volta de 1,1 trilhões de euros (5,51 trilhões de reais).


No Brasil, mesmo de forma atrapalhada, o governo federal anunciou um conjunto de medidas econômicas objetivando mitigar os impactos econômicos negativos da ordem de R$ 184,6 bilhões de reais, ou seja, aproximadamente 2,7% do PIB brasileiro. É preciso destacar que um conjunto de medidas do governo federal é de apenas postergar o recebimento de impostos, ou seja, os empresários terão que pagá-los.


A pouco o presidente da câmara dos deputados Rodrigo Maia anunciou que o pacote de estímulo à economia vai oscilar entre 400 a 500 bilhões de reais. É muito pouco perante o tamanho da crise. E neste contexto, o Banco Central mostra-se apático, lançou um pequeno pacote de incentivo à economia.


Independente do montante e quais políticas de combate a hecatombe econômica, precisamos de um novo plano Marshall para salvar a economia mundial, principalmente para o Brasil.


Até o momento as ações governamentais brasileira são tímidas e descoordenadas frente a atual e futura crise econômica. Além disso, o governo insiste em estimular políticas econômicas que irão inexoravelmente reduzir a demanda agregada e a arrecadação fiscal.


Políticas de redução salarial possuem dois impactos de imediato, redução da demanda e da arrecadação do governo, ou seja, o governo combate a recessão com mais recessão, isto é análogo a combater a fome com regime!


Temos uma oportunidade de testar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), ou simplesmente Banco do BRICS, no fomento a políticas públicas de desenvolvimento e anticíclicas. Além disso, tem-se o Banco Mundial e outras instituições de fomento ao desenvolvimento.


Precisamos de um novo plano Marshall sem a doutrina Truman. A pergunta que fica é simples:


– O mundo e o Brasil possuem líderes com capacidade suficiente para superar esta hecatombe?


– Perante esta crise sem precedentes, cabe uma segunda pergunta?


– Keynes realmente está morto?


E por fim, se todos devem contribuir para mitigar os efeitos adversos desta crise, qual a contribuição dos bancos privados e das grandes fortunas nacional?



Rubicleis Gomes da Silva é professor de Economia da UFAC


Share
Published by
Artigo

Recent Posts

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024

Madonna ficou até as 4h em festa para supervips oferecida por Luciano Huck

A noite de Madonna depois do show histórico no Rio de Janeiro terminou depois das…

05/05/2024