Categories: Cotidiano Notícias Política

Fábrica de Pisos deve continuar funcionando após reunião entre governo, Acisa e Fieac

Published by
Raimari Cardoso

A prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, solicitou, no último domingo, 22, a paralisação pelo prazo de 15 dias das atividades do Complexo Industrial Florestal (Ciflox), como é chamado hoje a antiga fábrica de pisos, sob gerência da iniciativa privada em parceria com o governo do estado.


O pedido da municipalidade, feito por meio de ofício e fundamentado nos Decretos federal, estadual e municipal, além de Portaria da Secretaria Municipal de Saúde, todos voltados para o combate à pandemia do coronavírus, não foi atendido e, segundo informações apuradas pelo ac24horas, o empreendimento funcionou normalmente nesta segunda-feira, 23.


Com cerca de 100 funcionários, a indústria de derivados da madeira tem sua produção quase que totalmente voltada para a exportação. China, Europa e Estados Unidos são os principais destino dos decks fabricados com matéria-prima absorvida dos projetos de manejo de manejo sustentável executados na região.


A reportagem não conseguiu contato com a direção do Complexo, mas teve acesso a uma nota que circulou em um grupo de funcionários da fábrica logo após a reunião realizada na noite desta segunda-feira, 23, com representantes FIEAC, ACISA e o governo do Acre sobre novas medidas para tentar diminuir o impacto negativo nas contas de comércios e indústrias acreanas por conta do coronavírus.


A nota diz que as empresas não estão impedidas de trabalhar e que o decreto estadual não interfere diretamente nas indústrias desde que haja o comprometimento com a implantação das medidas de prevenção entre os colaboradores e os seus clientes. O comunicado diz ainda que a partir desta terça-feira, 24, a Fieac divulgará informações mais detalhadas sobre as medidas a serem adotadas pelas empresas.


ac24horas apurou também que o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, assim como do Ministério Público em Xapuri, já estão informados do entendimento feito entre o governo e os representantes do comércio e da indústria na reunião desta segunda-feira. Como está sob recomendação da Promotoria no município para fazer cumprir as determinações dos decretos e demais regulamentações, a tendência é que a discussão tenha que ser estendida ao âmbito local nesta quarta-feira.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Polícia Federal destrói ponte de acesso à terra indígena no Pará

A Polícia Federal (PF) destruiu uma ponte clandestina usada por invasores da Terra Indígena (TI)…

27/04/2024

Criciúma atropela o Vasco e recebe aplausos em São Januário

O Criciúma parecia o Manchester City jogando contra um time da Segundona Inglesa, em São…

27/04/2024

Gracyanne Barbosa publica vídeo em pole dance com música de Belo

Gracyanne Barbosa, 40, voltou ao pole dance na tarde deste sábado. Ela publicou uma sequência…

27/04/2024

Alan Rick propõe Auxílio Desastre Rural para agricultores familiares

O Senador Alan Rick (União-AC) apresentou o Projeto de Lei 982/2024, que visa instituir o…

27/04/2024

Pela 3º vez consecutiva, Recol Motors Yamaha ganha troféu de performance

A concessionária Recol Motors Yamaha, em Rio Branco, foi reconhecida pela terceira vez consecutiva como…

27/04/2024

2° edição da Churrascada Atacale tem degustação de carnes e disputa emocionante

O Atacale, com o patrocínio do Grupo GP7 e o frigorífico Frigonosso, realizou neste sábado…

27/04/2024