Os cruzeirenses estão habituados à presença de estrangeiros na cidade que buscam conhecer aldeias indígenas, o Rio Croa e acessar o Parque Nacional da Serra do Divisor. Mas em tempos de coronavírus a presença dos “gringos” assusta.
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira, 24, em Cruzeiro do Sul, que mostra turistas estrangeiros possivelmente chegando na cidade pela região do Porto, causou preocupação entre os moradores.
As imagens mostram um trio subindo a região do Porto atrás da Catedral Nossa Senhora da Glória, mas não é possível ver se chegaram de barco pelo Rio Juruá.
Pelo Rio é possível acessar municípios como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, além de aldeias indígenas como dos Ashaninka, Shawandawa e Kuntanawa.
Uma fonte de um órgão federal que não quer ser identificada cita que há duas possibilidades: podem ser estrangeiros que estavam na região de Porto Walter com os índios shawandawa (Araras) e voltaram para Cruzeiro do Sul . Ou pode ser um grupo que veio pela BR-364 tentando acessar aldeias desde Feijó até aqui sem conseguir autorização da Funai para ir até as terras indígenas do Juruá.
Visitantes, brasileiros e estrangeiros só podem ir até as aldeias depois de apresentar resultado negativo de Coronavírus.
Na semana passada, a Polícia de Mâncio Lima e a equipe de saúde impediram um inglês e um carioca de embarcarem para o Parque Nacional da Serra do Divisor, onde também há na redondeza, duas terras indígenas.
O primeiro dia do ano é considerado o dia mundial da paz. Foi criado pelo…
A expectativa de público de cerca de 40 mil pessoas foi superada na festa da…
O primeiro bebê de 2025 no Acre é uma menina do signo de Capricórnio, chamada…
Em uma solenidade marcada por simbolismo e emoção, o prefeito Gerlen Diniz (PP) assumiu na…
O céu de Rio Branco se iluminou com um espetáculo de cores e emoção durante…