Menu

Chegada de estrangeiros em Cruzeiro do Sul causa preocupação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os cruzeirenses estão habituados à presença de estrangeiros na cidade que buscam conhecer aldeias indígenas, o Rio Croa e acessar o Parque Nacional da Serra do Divisor. Mas em tempos de coronavírus a presença dos “gringos” assusta.

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira, 24, em Cruzeiro do Sul, que mostra turistas estrangeiros possivelmente chegando na cidade pela região do Porto, causou preocupação entre os moradores.

Anúncio

As imagens mostram um trio subindo a região do Porto atrás da Catedral Nossa Senhora da Glória, mas não é possível ver se chegaram de barco pelo Rio Juruá.

Pelo Rio é possível acessar municípios como Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, além de aldeias indígenas como dos Ashaninka, Shawandawa e Kuntanawa.

Uma fonte de um órgão federal que não quer ser identificada cita que há duas possibilidades: podem ser estrangeiros que estavam na região de Porto Walter com os índios shawandawa (Araras) e voltaram para Cruzeiro do Sul . Ou pode ser um grupo que veio pela BR-364 tentando acessar aldeias desde Feijó até aqui sem conseguir autorização da Funai para ir até as terras indígenas do Juruá.

Visitantes, brasileiros e estrangeiros só podem ir até as aldeias depois de apresentar resultado negativo de Coronavírus.

Na semana passada, a Polícia de Mâncio Lima e a equipe de saúde impediram um inglês e um carioca de embarcarem para o Parque Nacional da Serra do Divisor, onde também há na redondeza, duas terras indígenas.

 

 

 

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.