Uma tentativa de homicídio ocorrida na zona rural de Xapuri, no último sábado, 21, foi elucidada pela Polícia Civil da cidade em menos de 24 horas da ocorrência do fato. O acusado do crime, Osvaldo Carlos de Oliveira, é popularmente conhecido na cidade como “Osvaldão”, segundo apurou a reportagem do ac24horas.
Osvaldão é dono de uma história de militância junto dos representantes históricos do movimento social rural do município de Xapuri, especialmente na década de 1980, quando os conflitos entre seringueiros e fazendeiros deixaram um rastro de violência e de mortes na região onde ficou mundialmente conhecida a história e a luta do líder sindical Chico Mendes.
De acordo com as informações levantadas pela reportagem, Osvaldão atocaiou um sobrinho dele, dono de uma propriedade vizinha à sua, no seringal Sibéria, colocação Recadinho, dentro dos limites do município. A vítima, um rapaz de 26 anos, chamado Léo, foi atingido por um tiro de espingarda nas costas, tendo conseguido, mesmo ferido, fugir e pedir a ajuda ao seu diarista que se encontrava trabalhando próximo do ocorrido.
Sendo o fato comunicado à polícia de Xapuri, o delegado Karlesso Nespoli determinou ao agente Eurico Feitosa e equipe a tomada das providências quanto à investigação. Horas depois, Osvaldão foi identificado pelos investigadores como o suspeito do crime, tendo ele, inicialmente negado, mas em seguida confessado a autoria da tentativa de homicídio contra o familiar.
Segundo o investigador Eurico Feitosa, o acusado alegou aos policiais que tinha sido ameaçado de morte pela vítima meses atrás, razão pela qual cometeu o crime. Ele entregou a arma utilizada, uma espingarda calibre 28, que já havia sido escondida no meio do mato juntamente com 8 cartuchos intactos do mesmo calibre. Os investigadores encontraram ainda em poder dele outra espingarda, de calibre 16, juntamente com 6 cartuchos intactos.
Antes de efetuar a prisão de Osvaldão, os policiais levantaram por meio de uma testemunha que tio e sobrinho realmente haviam trocado ameaças no passado, em razão de uma disputa por limites entre suas propriedades. O acusado foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil do município de Xapuri onde foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio e se encontra preso à disposição da justiça.
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…
Uma colisão entre um carro e uma bicicleta deixou o idoso Manoel Martins de Lima,…
A Prefeitura de Brasiléia realizou a entrega de 400 cestas básicas nesta sexta-feira (22), para…