Categories: Acre Notícias

Governador de Rondônia decreta Estado de Calamidade Pública

Published by
Da redação ac24horas

O governador Marcos Rocha decretou nesta sexta-feira (20) Estado de Calamidade Pública em todo o território do Estado de Rondônia, para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19).


Ente as justificativas, Rocha diz que a declaração de calamidade é essencial para que se tomem medidas enérgicas para proteger a sociedade, especialmente aos maiores de 60 anos, detentores de doenças respiratórias e cardiovasculares.


Seguindo o padrão de outros Estados, o decreto é duro, fecha pontos de chegada e saída do transporte coletivo e mexe com o transporte individual, vetando a atividade de mototaxi, por exemplo, enquanto durar o Estado de Calamidade.


O transporte coletivo e individual, intermunicipal de passageiros, público ou privado, em todo o território do Estado, tem de ser realizado com até 50% da capacidade de passageiros sentados. Ou seja: as rodoviárias não foram fechadas mas tiveram restrita a circulação de pessoas e as tratativas com órgãos federais seguem para avaliar, em conjunto, o fechamento de aeroportos.


O decreto suspende o ingresso no território do Estado de veículos de transporte, público e privado, de qualquer parte do País.


A dispersão de aglomerações podem ser feitas à força: “A Polícia Militar fica responsável por desfazer/dispersar aglomerações de pessoas, sendo permitido o uso da força necessária e proporcional para cumprimento do disposto neste Decreto”, diz o artigo 11.


No dia 16 de março, o governador Rocha decretou situação de emergência no Estado, suspendendo aulas por quinze dias e adotando várias outras medidas. Esse decreto foi revogado com o Estado de Calamidade. “Cabe a todo cidadão rondoniense a responsabilidade de cumprir as restrições e condições do presente Decreto, conscientizando-se da higienização necessária, do isolamento social, do cumprimento correto da quarentena, bem como da não circulação em vias públicas e privadas de forma desnecessária, além de outras medidas que forem necessárias para a contenção/erradicação do Covid-19″.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Morre Ian Gelder, ator de “Game of Thrones”, aos 74 anos

O ator britânico Ian Gelder, mais conhecido por seu papel como Kevan Lannister em “Game…

08/05/2024

Tio e sobrinho assassinados no AC eram parentes de ex-policial de Rondônia

Os homens achados mortos no Ramal Samaúma, Rodovia AC-475, zona rural de Acrelândia, nessa segunda-feira…

08/05/2024

MP questiona lei que ‘libera’ clubes de tiro a funcionarem em qualquer horário em Rondônia

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra…

08/05/2024

Ana Paula Renault critica Davi por divulgar próprio pix para doações ao RS

A jornalista e ex-BBB Ana Paula Renault, 42, criticou Davi Brito, 21, pela forma como…

08/05/2024

Astrazeneca para de fabricar vacina contra covid por razões comerciais

A gigante farmacêutica britânica Astrazeneca retirou nesta quarta-feira (8) do mercado, por razões comerciais, a…

08/05/2024

Publicado resultado definitivo da prova de títulos do concurso do IAPEN

O concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) já tem o resultado da…

08/05/2024