Categories: Notícias

Hospital de SP confirma mais uma morte por coronavírus

Published by
Com informações do G1

Um hospital privado da cidade de São Paulo comunicou nesta sexta-feira (20) a morte de um paciente de 70 anos com coronavírus. É a sexta morte registrada no estado de São Paulo na pandemia. A Secretaria Estadual da Saúde não confirma o caso.


Até quinta-feira (19), o estado contabilizava 5 mortes, todas no mesmo hospital, o Santa Maggiore, da Prevent Sênior, e de pacientes com mais de 60 anos. No Brasil, o total já chega a 8 mortes: outras duas foram registradas no estado do Rio de Janeiro nesta semana.


O coordenador do centro de contingência contra o coronavírus em São Paulo, o médico David Uip, disse que o governo não foi notificado e criticou a divulgação do hospital.


“Existe uma regra: o município e o estado precisam ser comunicados para que tenham uma posição horizontal de transparência. É preciso ter a notificação, ter os dados completos, preciso saber quem é o paciente, qual a comorbidade, o que está acontecendo, para daí gerar uma informação adequada para a população”, disse Uip em entrevista à GloboNews.


Em nota, o Hospital Santa Catarina, onde ocorreu a morte, afirma que notificou o caso suspeito ao Ministério da Saúde e às vigilâncias epidemiológicas local, municipal e estadual.


“O Hospital Santa Catarina informa que segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde, avisando, primeiramente, as vigilâncias epidemiológicas Local, Municipal e Estadual sobre os casos suspeitos, confirmados e óbito pelo novo coronavírus/COVID-19”, informa.


Homem com diabetes e hipertensão

Segundo o Hospital Santa Catarina, o paciente é um homem que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com sintomas do novo coronavírus desde terça-feira (17) e morreu na quinta-feira (19), às 17h55. O resultado positivo do exame do paciente saiu nesta manhã.


Segundo o hospital, ele pertencia ao grupo de risco para a doença, já que tinha doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes e hipertensão.


Em nota, o hospital lamentou a morte e disse que está seguindo todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), além de ter colocado em prática um plano para o enfrentamento da doença com diversas ações, visando a segurança dos pacientes e de seus profissionais.


Nesta sexta-feira, o secretário estadual de Saúde deu entrevista coletiva e citou apenas 5 mortes confirmadas no estado.


“Dos casos internados em terapia intensiva, casos graves, nós estaremos computando, para efeito de estatísticas, apenas aqueles que tiveram a confirmação diagnóstica do coronavírus. Hoje nós temos 24 pacientes em UTI, confirmados, todos em hospitais privados, nenhum em hospital público”, disse José Henrique Germann, secretário da Saúde. O estado tem ainda 286 casos confirmados da doença e mais de 7 mil casos suspeitos.


Share
Published by
Com informações do G1

Recent Posts

Médico do Acre atende desabrigados pela enchente no Rio Grande do Sul

O médico acreano Thiago Mappes e a esposa dele, a dentista Pollyana Cavalcante, que moram…

05/05/2024

Affair detona Lucas, do ‘BBB 24’, após ser ignorada: ‘Razão tinha a Camila’

Após assumir romance com Lucas Buda, do 'BBB 24', Nina Capelly disse que está sendo…

05/05/2024

Mães de autistas: a rotina de acreanas que dedicam a vida aos filhos

O videomaker do ac24horas, Kennedy Santos, acompanhou a rotina de três mães de crianças com…

05/05/2024

Traída por Zezé Di Camargo, Zilu revela depressão e crises após se separar do cantor sertanejo: “Foi dfiícil”

O casamento de Zilu Godói e Zezé Di Camargo, que durou mais de duas décadas,…

05/05/2024

Muito além da febre aftosa

Muito além da febre Aftosa Silenciosamente, Idaf desponta como uma exceção na formulação de política…

05/05/2024

The Boys: “o mundo inteiro vai pegar fogo” em novo trailer; assista

Durante a primeira edição da CCXP México, o tão aguardado trailer oficial da quarta temporada…

05/05/2024