Categories: Juruá Notícias

Diocese de Cruzeiro do Sul mantém missas e diz que coronavírus não é transmitido só em escolas e igrejas

Published by
Sandra Assunção
[elementor-template id="1541731"]

A Diocese de Cruzeiro do Sul, cidade que tem como símbolo a Catedral Nossa Senhora da Glória, manteve a celebração de missas com fiéis em suas paróquias.


A decisão de Dom Flávio Giovanale foi anunciada nesta terça-feira, 18, por meio de um comunicado que recomenda igrejas abertas sem o uso de ar condicionado, celebrações sem abraço de paz, a comunhão sempre nas mãos e proibição do uso do incenso.


O religioso lembra que não adianta fechar escolas e igrejas e deixar abertos bares, bancos, lotéricas é o comércio. Cita a obediência as leis mas cita que o coronavírus não é transmitido apenas em escolas e igrejas.  “Obedecer às determinações das autoridades competentes das Prefeituras e dos Estados do Acre e Amazonas, tanto do poder Executivo como Judiciário. Ter o cuidado de que não sejam proibidas só as atividades escolares e de culto, e deixados como estão os bancos, as lotéricas, os bares e o comércio: o vírus não se transmite só em escolas e igrejas”.

Anúncios


O bispo cita que caso seja necessário e possível, sejam revistas as atividades já programadas, especialmente as que gerariam grandes aglomerações de fiéis como procissões, novenários e congressos.


Algumas atividades poderão ser suspensas, outras adiadas e outras mantidas, dependendo da situação do município. Para tomar estas decisões, o bispo recomenda que os párocos e seus conselhos mantenham o diálogo com as autoridades locais competentes.


As igrejas deverão manter as portas abertas para o caso dos fiéis quererem ir aos locais fora do horário de missa para evitar aglomerações.


Dom Flávio ressalta que “se fiel que está fraco ou com algum sintoma referente à doença, fique em casa e acompanhe as missas pelos meios de comunicação”.


Segue afirmando que dentro do clima da Campanha da Fraternidade, é essencial ter cuidado especial com os idosos, doentes e outras pessoas mais vulneráveis. Adotar as medidas preventivas, mas manter a visita dos Ministros Extraordinários da Comunhão e dos Padres a idosos e doentes.


Ainda de acordo com o comunicado, os fiéis devem ficar atentos para não espalhar notícias falsas: seguir o que diz o Ministério da Saúde, para não criar pânico ou divulgar “receitas” falsas de cura do Covid-19.


Por fim o bispo diz que “vamos fazer nossa parte para que o vírus seja freado e vencido. Mudando a situação, se for necessário, iremos dar outras orientações ou determinações. Este vírus está mostrando ao mundo que “tudo está interligado”. O mal avança, mas a nossa solidariedade, alicerçada em cristo, vai vencer. Feliz Quaresma e ótima Páscoa de vitória!”.


Share
Published by
Sandra Assunção

Recent Posts

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024