Categories: Cotidiano Notícias

Após 14 anos, “Caso das Vacas” ainda não foi encerrado na Comarca de Xapuri

Published by
Raimari Cardoso

No ano de 2006, um dos casos mais curiosos da Justiça Acreana ganhou as manchetes dos jornais da época, quando a então juíza titular da Comarca de Xapuri, Zenair Ferreira Bueno, expediu mandado contra os fazendeiros Edwin e Ervin Macowski, apreendendo 744 cabeças de gado das fazendas Ouro Branco e Vaca Branca numa ação de cobrança de dívida de autoria do também fazendeiro João Evaristo de Souza.


Para execução da sentença, foi necessário um aparato policial composto por dezenove policiais militares e todos os animais arrestados foram marcados com as iniciais “TJ”, de Tribunal de Justiça. A operação de transporte do gado entre as fazendas de Macowski e a de João Evaristo durou cerca de três dias, conforme reproduziram à época o blog Ambiente Acreano e o site da OAB.


O “Caso das Vacas”, como ficou conhecido o episódio, ganhou repercussão porque o Pleno do Tribunal de Justiça do Acre suspendeu a sentença da juíza e determinou que o gado fosse devolvido aos Macowski, o que obrigou a magistrada a determinar, por sua vez, que João Evaristo procedesse devolução dos animais. Como não conseguiu cumprir o prazo exigido, o fazendeiro acabou sendo preso por ordem de Zenair Ferreira.


No julgamento do recurso interposto pelos Macowiski para suspender a decisão de Zenair Ferreira, a desembargadora-relatora Miracele Lopes Borges, atualmente aposentada, considerou a sentença da magistrada “sem nenhum laivo de razoabilidade”, uma vez que os devedores não haviam sido citados, no prazo de 24 horas, para pagar a dívida ou nomear bens à penhora, e classificou de “esdrúxula” a marcação do gado com a sigla “TJ”.


Passados 14 anos do polêmico episódio, o caso teve reviravoltas e o fazendeiro João Evaristo, já falecido, terminou vencedor da questão. Na fase de cumprimento da sentença, o processo teve publicado na última edição do Diário da Justiça Eletrônico o edital de intimação de advogados para que a parte credora – os irmãos Edwin e Ervin Macowski – oponha embargos à execução no prazo de 15 dias.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Apenas três deputados da Aleac se solidarizam com tragédia no Rio Grande do Sul

Com pelos menos 90 mortes confirmadas e mais de 130 desaparecidos, a tragédia ocorrida no…

07/05/2024

Acre oferece 200 vagas em curso técnico para Rio Branco e Plácido de Castro

O governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec),…

07/05/2024

Medtrauma: oposição pede informações sobre sindicância da Casa Civil e base fala de “boa-fé”

O contrato milionário e com suspeitas de superfaturamento da Medtrauma com a Secretaria de Saúde…

07/05/2024

Médicas, ex-BBBs Marcela, Thelma e Amanda se unem a resgates no RS

Três ex-BBBs, que também são médicas, mostraram solidariedade nesta terça-feira (7). Amanda Meirelles, Marcela Mc…

07/05/2024

No Acre, idoso reage a assalto, toma faca e esfaqueia bandido

Taylon Mendes de Souza, de 20 anos, foi ferido com várias facadas no peito na…

07/05/2024

Concursos de beleza no aniversário de Mâncio Lima vão premiar R$ 6,8 mil

Será de R$ 6.800 mil a premiação paga pela Prefeitura de Mâncio Lima para os…

07/05/2024