Categories: Blog do Crica Notícias Política

Um nome novo na eleição da Prefeitura de Rio Branco

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

A lista de candidatos a prefeito de Rio Branco é uma das melhores das últimas eleições. Até aqui os nomes que estão sendo ventilados são todos com qualificação e destaque em suas áreas de atuação. Quando vejo alguém qualificado disputando um cargo majoritário me alegra, porque quebra o ciclo da possibilidade de se colocar no poder alguém do vicioso nicho do político profissional. Entre os bons nomes que estarão disputando a PMRB está o da deputada federal Vanda Milani (SD), foto, de primeiro mandato, Procuradora do Ministério Público, onde já dirigiu a instituição com êxito e é mulher. Num universo majoritário de candidatos homens. Vanda tem todas as qualidades para ser uma boa gestora, se será eleita ou não isso é lá com o eleitor. O que se espera é que de fato esta campanha venha a ser centralizada num debate de idéias. Não há mais lugar na política para quem se dedica só a agredir o adversário e não apresentar propostas para os problemas da nossa capital. Idéias viáveis:  é isso que se espera.


NADA ALENTADOR
O Acre é o Estado com o maior número de feminicídios registrados no país, o que virou destaque no noticiário nacional. É um dado a ser estudado e combatido com muito rigor.


UMA CONVERSA BEM ENCAMINHADA
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) considera que foi “boa” a primeira conversa do partido ontem sobre a eleição municipal na capital, com a prefeita Socorro Neri. Ela disse que é candidata, o PCdoB fez as suas ponderações como aliado, mas não entrou no debate a vice.


TENDÊNCIA NATURAL
O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) já tinha externado pelo BLOG a tendência do partido apoiar a prefeita Socorro Neri para mais um mandato. Por isso, sua declaração não é surpresa.


DEMISSÃO NEGDA
Chega informação ao BLOG de uma suposta desafinação entre o secretário Edivan, da Agricultura, com dirigentes do IDAF. Correu até o boato do pedido de demissão do secretário. O BLOG foi checar com uma fonte acima de qualquer suspeita do governo e a saída foi negada.


DOIS FATORES
Dois fatores têm sido fundamentais para desgastar o governo. O primeiro é a ansiedade do governador Gladson, o que o leva a tomar decisões por impulsos, nem sempre acertadas; a outra é a campanha cerrada do deputado Roberto Duarte (MDB), contra o governo na ALEAC.


IGUAL JACARÉ-AÇU
Um amigo do governo fez ontem uma comparação com o MDB, com vários cargos na administração, e sustentando que o partido não participa da gestão: “o MDB é como o jacaré-açu, é comendo e lagrimando”. Isso mata a tese de “independência” defendida pelo MDB.


ABSOLUTA RAZÃO
Num aspecto o MDB tem razão, pelo seu tamanho poderia ter uma participação em espaços mais importantes no governo. Partidos menores possuem várias secretarias de porteira fechada. Isso tem levado seus dirigentes a buscar um caminho próprio para a eleição de 2022.


AINDA VÃO TENTAR CONVENCER
O MDB ainda vai tentar convencer o senador Sérgio Petecão (PSD) a desistir da anunciada neutralidade na eleição na capital e indicar Marfisa Galvão (PSD) vice do Roberto Duarte (MDB). Acho difícil. Ter um candidato seu derrotado á PMRB, causaria desgaste à sua imagem.


VISANDO 2022
A meta do senador Sérgio Petecão (PSD) está muito mais na frente, se candidatar ao governo em 2022, caso o Gladson Cameli resolva disputar a vaga de senador. E quanto menor desgaste acumular até a eleição governamental, melhor será na importante disputa governamental.


MACACO VELHO….
O senador Sérgio Petecão (PSD) está naquela de que macaco velho não mete a mão em cumbuca. Está ressabiado das aventuras de ter apoiado á PMRB os ex-deputados Fernando Melo e Eliane Sinhasique, e estes terem perdido feio as eleições, o que lhe causou desgaste.


TIRA DO MEU COLO
O que mais colaborou para que o governador Gladson Cameli ter decidido não avalizar nenhuma candidatura á prefeitura de Rio Branco, é que o candidato por ele apoiado iria fazer promessas e as demandas de campanha cairiam naturalmente no colo do governo.


NÃO FAZ NEGOCIATA
O candidato a prefeito pelo PSL, Fernando Zamora, diz que não fará nenhum acordo para alianças que envolvam o compromisso de dar secretarias, caso venha ser eleito. A afirmação e muitas outras foram feitas ao programa “Boa Conversa”, que vai ao ar amanhã no ac24horas.


VOLTA AO DNIT
O ex-secretário Thiago Caetano não será candidato a nada, está confirmado, voltará ao DNIT.


VAMOS SER SINCEROS
Mesmo usando toda a máquina do governo e ainda assim o governador Gladson Cameli teria sérias dificuldades para eleger um candidato a prefeito do PROGRESSISTAS, pela falta de um nome forte na capital. E ter um candidato apoiado por ele e derrotado seria um desastre.


REFORÇA NEUTRALIDADE
A hipótese reforça ainda mais a necessidade política de se manter neutro na disputa.


NUNCA ESTEVE ENTRE OS PREFERIDOS
A demissão do diretor do IMC, Carlitinho Cavalcante, não entra na cota das surpresas, nunca esteve entre os homens fortes do governo. Tanto é que foi o coordenador do Plano de Governo, esperava ser chamado para ser secretário de Planejamento, e nem foi sondado.


PORTA NA CARA
Já se discute em setores políticos do governo se mandar emissários á Cruzeiro do Sul para convencer o prefeito Ilderlei Cordeiro a abrir mão de sua candidatura em prol de um nome de unidade. Vai ser uma tentativa infrutífera, vão bater com a porta na cara, Ilderlei é candidato.


NÃO ACREDITO
Não creio que o professor Marcelo Siqueira (PT) venha ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Não porque lhe falte capacidade, pelo contrário, é qualificado. A questão é que o seu partido no município, nem quando estava no poder montou uma forte base eleitoral.


QUASE CARTORIAL
O PT em Cruzeiro do Sul é restrito a um pequeno grupo, que não aumentou nos últimos 20 anos em que a sigla esteve no poder; e guardadas as devidas proporções, é quase cartorial. Tanto é que o partido nunca conseguiu eleger um prefeito próprio naquele município.


OS SONHOS DO JV
O ex-senador Jorge Viana (PT) não fala sobre o assunto. Mas não é preciso nem imaginar o que pensa para 2022. Primeiro é que o governador Gladson Cameli dispute a reeleição, e que o grupo político do governador apresente mais de um nome a senador, o que facilitaria uma candidatura sua ao Senado. Com várias candidaturas, o JV seria sem dúvida, competitivo.


ABOCANHOU TUDO
Amigo que conhece a política de Xapuri culpa o deputado Antonio Pedro (DE), pelo fato da oposição ao prefeito Bira (PT), não ter conseguido uma candidatura única para aquela prefeitura. “O homem abocanhou todos os cargo do governo e se isolou”, explicou ao BLOG.


VOZ DA PRUDÊNCIA
O deputado Daniel Zen (PT) tem sido uma espécie da voz da prudência do seu partido, quando se trata de uma aliança com a prefeita Socorro Neri (PSB). Sempre se manifesta contra o açodamento de companheiros por resposta rápida e quer dar o tempo necessário à prefeita.


ÚLTIMA HIPOTESE
Zen é pela tese de que o PT só deveria ter um candidato próprio a prefeito de Rio Branco caso a prefeita Socorro Neri venha rejeitar uma proposta de aliança partidária. E descarta ser ele o nome. Na verdade, só resta mesmo aos petistas esperar o posicionamento da prefeita.


MARCAÇÃO COM O CHICO?
Pode até ser coincidência, mas boa parte dos projetos que são vetados pelo governador Gladson Cameli  são de autoria do deputado Chico Viga (PODEMOS), fiel à base do governo na ALEAC. Tem restado ao Chico se lamuriar com os constantes vetos.


FRASE MARCANTE
“A melhor felicidade que uma pessoa pode possuir é a de ver, sem inveja, a felicidade alheia.” Bossuet.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024