Menu

Operação Marias: Polícia cumpre 16 mandados de prisão no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Agentes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – DEAM deflagraram no início da semana a Operação Marias e deram cumprimento a 16 mandados de prisão por crimes praticados contra a mulher no Acre, com o objetivo de frear os índices de violência doméstica e o feminicídio. Os resultados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (5) na Direção Geral da Polícia Civil na Avenida Antônio da Rocha Viana em Rio Branco.

A operação aconteceu simultaneamente em todos Estados e no Distrito Federal, e foi ensejado pelo Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil.

Anúncio

No Acre, a operação aconteceu em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, desde o início da semana com o resultado de 16 mandados de prisões cumpridos pelos policiais civis, sendo por crimes de violência domestica e violência sexual.

De acordo com a Delegada titular da DEAM, Juliana de Angelis, as ações de enfrentamento a crimes contra a mulher estão sendo intensificadas e novas prisões podem ocorrer no decorrer do mês.

“Essa operação foi desencadeada em todo o Brasil com foco no enfrentamento a violência contra mulher. Aqui no Acre cumprimos até o momento 16 mandados de prisões sobre crimes de violência doméstica, infrafamiliar e crime sexual. Destas, 16 ordens judiciais, 15 são especificamente de violência doméstica familiar, ou seja, são agressores que desobedeceram as medidas protetivas e tiveram suas prisões decretadas e um de violência sexual, ou seja, por estupro”, disse Juliana De Angelis.

O nome “Marias” faz referência à Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica e um referencial na luta em defesa dos direitos das mulheres e cujo nome é emprestado à lei “Maria da Penha”, uma ferramenta fundamental no combate à violência doméstica de familiar.

Em Cruzeiro do Sul, Operação Marias resultou na prisão de 4 homens

A operação também foi desencadeada no Vale do Juruá. De acordo com o delegado Alexnaldo Batista, os mandados de prisão foram cumpridos em bairros da cidade e no Complexo Penitenciário Manoel Neri. A operação ocorreu em todo o Estado, onde mais de 15 prisões foram feitas

Com informações da Ascom

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.