Menu

TJ, MP e TCE se reúnem com deputados propondo “a reforma da reforma” da previdência

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Membros do Tribunal de Justiça do Acre, Ministério Público e Tribunal de Contas se reúnem na manhã desta quarta-feira, 4, com deputados estaduais na Assembleia Legislativa a portas fechadas na Sala de Reunião da Presidência da Casa. O encontro, segundo apurou o ac24horas, visa trazer para deputados a situação financeira e econômica dos poderes devido a aprovação da Reforma da Previdência Estadual no ano passado.

A imprensa não pode acompanhar o encontro, mas o ac24horas apurou que os representantes dos poderes querem propor a “reforma da reforma” da previdência. A ideia é reduzir a alíquota patronal da previdência de 22%, aprovada no ano passado, para 14%, como era antes.

Anúncio

Em novembro do ano passado, Por 17 a 6, base do governo de Gladson Cameli conseguiu a aprovação da Reforma da Previdência. Além de alterar a idade mínima para aposentadoria, sendo 65 para homens e 62 para mulheres, outro ponto da reforma estadual seria o valor dos proventos para os servidores que ingressaram a partir de 01/01/2004: na união, os proventos são calculados pela média aritmética considerando 100% das remunerações de contribuição, enquanto que o Estado considera 80% das maiores remunerações de contribuição. Com isso, o valor dos proventos no Estado é maior.

Já sobre o valor dos proventos de aposentadoria por incapacidade: na União, o valor dos proventos de aposentadoria por incapacidade será de 60% a 100% da média, enquanto que no Estado será de 100% da média, em qualquer hipótese. Ainda de acordo com a PEC, ficou garantido que a contribuição patronal de 14 passaria a ser de 22%, enquanto a contribuição do servidor permanece estável, nos 14%.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.