Menu

Sesacre garante que estado não será prejudicado sem kits para diagnostico do coronavírus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após divulgação de que o Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC) não será contemplado com os kits da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para diagnóstico laboratorial do novo coronavírus (covid-19), a secretaria estadual de Saúde emitiu uma nota de esclarecimento para dizer que, ainda que os materiais não venham para o Acre, o diagnóstico seguirá sendo feito em outros laboratórios centrais da região Norte.

A distribuição dos kits começou nesta quarta-feira, 4, e na região Norte do país, apenas o Lacen do Amazonas, Pará e Roraima serão contemplados.

Anúncio

Segundo a Sesacre, um sistema do Ministério da Saúde determina apenas alguns laboratórios centrais para realizar os diagnósticos com base na coleta de material que for repassado pelos demais. “Esse é o caso do Lacen no Acre, que tem como referência o Instituto Evandro Chagas, no Pará”, afirma.

De acordo com o órgão, o fluxo das coletas no Acre segue da seguinte forma: coleta-se o material a ser diagnosticado nas unidades hospitalares, e este é enviado, primeiramente, ao Lacen-AC, com sede em Rio Branco. De lá, segue para o Instituto Evandro Chagas, onde lá, sim, existem os kits e equipamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde, para o diagnóstico.

A Saúde garante que o Acre não será prejudicado. A nota é assinada pela gerente-técnica do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, Janaína Lázaro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.