O nível do Rio Iaco, em Sena Madureira, amanheceu nesta segunda-feira (02) marcando 11,05 metros de profundidade. O manancial encheu cerca de 5 metros nos últimos dias, após intensas chuvas na região.
De acordo com a coordenadoria municipal da defesa civil (CMDC), na semana passada o nível do rio estava na casa dos 6 metros, e não é descartado um possível transbordamento.
“Tivemos cheia até no mês de maio, em anos anteriores. Na gestão do ex-prefeito Vanderlei Zaire, por exemplo, no mês de abril estávamos tirando pessoas alegadas em bairros vulneráveis, portanto, não podemos descartar a possibilidade de uma enchente maior, mas vamos torcer para que isso não volte a ocorrer ente ano”, disse Carlos D’Ávila, representante da CMDC.
Apesar da cheia, o manancial ainda se mantém a 3 metros da cota de alerta estabelecida em 14 metros de profundidade. Já o nível para transbordamento em Sena Madureira é de 15,20 metros.
Em caso de necessidade, a prefeitura já dispõe de um plano de emergência previamente elaborado para retirar famílias atingidas, que, normalmente, são levadas em caminhões para casas de familiares ou abrigos públicos.
Por Aldejane Pinto
O atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Aiache, pela chapa “União para Seguir Avançando”,…
A morte de Flaviano Melo, um dos principais líderes políticos do Acre, trouxe mudanças imediatas…
O Clube de Regatas do Flamengo confirmou ao consulado oficial do Flamengo no Acre, Acreflanáticos,…
O prefeito Tião Bocalom (PL) usou suas redes sociais nesta sexta-feira, 22, para anunciar a…
Em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde masculina e prevenção ao…
O MDB do Acre divulgou nesta sexta-feira, 22, uma nota oficial lamentando a morte de…