Aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado o Projeto de Lei 3.408/2019, que autoriza a venda dos apartamentos funcionais utilizados por parlamentares e membros do Tribunal de Contas da União (TCU).
De autoria dos senadores Marcio Bittar (MDB-AC) e Eduardo Girão (Podemos-CE), o projeto é relatado pela senadora Leila Barros (PSB-DF), favorável a sua aprovação.
De acordo com Bittar e Girão, o objetivo do projeto é reduzir a quantidade de bens imóveis de propriedade da União e diminuir os gastos que o Estado efetua para manter e gerir esses imóveis.
O projeto autoriza a alienação dos imóveis residenciais de propriedade da União situados no Distrito Federal, ocupados pelos ministros e pelo procurador-geral do Tribunal de Contas da União (TCU) e por membros do Poder Legislativo. As exceções são os imóveis destinados aos presidentes do Senado e da Câmara, que permaneceriam inalienáveis.
O projeto será votado em caráter terminativo na CCJ. Ou seja, se aprovado, seguirá direto para a Câmara, a não ser que haja apresentação de recurso para votação do texto no Plenário do Senado.
Para que a alienação desses imóveis seja autorizada, o PL 3.408/2019 altera a Lei nº 8.025, de 1990, que atualmente impede a venda nesses casos.
O projeto também acrescenta um artigo à Lei nº 8.025 para afastar a possibilidade de venda direta, sem licitação, aos atuais ocupantes. O texto impede a concessão de tratamento diferenciado aos atuais ocupantes no processo de alienação dos imóveis funcionais. Assim, caso algum parlamentar ou ministro do TCU pretenda adquirir o imóvel da União em que reside, deverá participar da licitação em igualdade de condições com qualquer interessado.
Fonte: Agência Senado
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 19, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), foi reeleito presidente da Associação dos Municípios…
Nesta quinta-feira, 19, o programa Encontro recebeu a apresentadora Eliana. Na conversa com Patrícia Poeta,…
O líder da Prefeitura na Câmara Municipal de Rio Branco, vereador João Marcos Luz (PL),…
Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Prêmio Paralímpicos chegou a sua 13ª edição neste…
Em entrevista ao jornalista Roberto Vaz, no Bar do Vaz, exibido pelo ac24horas, nesta quarta-feira,…