Menu

Rocha quer fortalecer o turismo ecológico na Serra do Divisor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vice-governador do Acre Major Rocha passou grande parte do período do Carnaval no Parque Nacional da Serra do Divisor, em Mâncio Lima. Ele voltou entusiasmado com o potencial do turismo ecológico do local, onde quer garantir investimentos do governo do Estado.

Para Rocha, o local que atrai turistas de várias partes do mundo, necessita de uma atenção maior com relação à infraestrutura. “O Mirante, por exemplo, precisa de reforço para oferecer maior segurança para os visitantes, além de reparos em outros locais”, conta ele, que também visitou as cachoeiras do Ar condicionado, do Amor e Pirapora, além do Buraco Central.

Anúncio

A ideia agora é investir e divulgar o parque por meio da secretaria de Turismo do Estado. “Em um final de semana se gasta de R$ 600 a R$ 700 incluindo transporte, hospedagem alimentação e guia. Precisamos divulgar essas belezas para que o próprio acreano saiba que aqui perto tem cachoeiras espetaculares”.

O fortalecimento dessa rota turística viabilizará o incremento de outros negócios, como as Agências de Turismo e de transporte em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Além das cachoeiras, trilhas e o Mirante, o Parque também abrirá em breve para visitações, também com cavernas recentemente descobertas.

O Parque conta atualmente com duas pousadas, serviços de guia e de transporte de bagagens.

O parque e a estrada ao Peru

Com relação à estrada que cortará o Parque rumo à Pucallpa, no Peru, o vice-governador relata que a área atingida será de 20 km e fica em um setor do parque onde não há atividade turística.

Ele cita que no traçado anterior, a rodovia cortava 50 km do Parque, o que foi minimizado na rota atual. Sobre o projeto da deputada federal Mara Rocha, que busca alterar a modalidade de parque para Área de Proteção Ambiental, o que acaba com a proteção integral da unidade, Rocha afirma que o tema requer atenção especial, tendo em vista a necessidade das pessoas que vivem no local.

“Todos que vivem lá sabem que o turismo ecológico é a fonte de renda, então sabem também da importância da preservação, mas também querem ter uma agricultura de subsistência. Isso tem que ser equilibrado para que todas as atividades beneficiem a comunidade local”, conclui.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.