Há muito que o voto deixou de ser racional se é que já foi algum dia. Política é paixão. Emoção, sentimento, amor, ódio, inveja, competição, confusão, fúria, divisão, traição, partidarismo. Como diz o Apóstolo Thiago (para evangélicos, era um dos filhos de Maria, irmão de Jesus; para os católicos, apenas um primo): “A política é animal e diabólica”.
Até a Revolução Francesa era divina, nobre, virtuosa, platônica, aristotélica, medieval, cidade ideal, reis, rainhas, nobres, clérigos, ungidos e etc… Veio o Mercantilismo, pré-capitalismo, capitalismo, Renascimento, Iluminismo, revoluções e, …o Nicolau Maquiavel, aí…”pimba na gorduchinha”, como diria Osmar Santos.
Então, êpa! Pó parar! Tira Deus desse negócio porque política é coisa de homens. Rasteira, mesquinha, ruim, perversa, sofista. Lá da Grécia o Protágoras gritou do tumulo: “Eu não disse que o homem era a medida de todas as coisas, seus m*”!!
No meio dessa confusão toda em se querer saber, investigar e conhecer a política e sua organização, o Hobbes disse: o homem nasce mal, perverso, ruim, dissimulado, covarde, medroso, tipo um safado mesmo! Tem que ter um governo que nem o do Bolsonaro (bem escroto) para enquadrar todo mundo. (Brincadeirinha), é pior, o Levitatã. Mas, como é caso de política, o Rousseau contestou: “O homem nasce bonzinho, a sociedade o corrompe”. Tipo os milicianos do Rio, nasceram na maternidade tudo bonzinho.
Resultado! Aprendemos tudo e não evoluímos nada. A política é regida pelo interesse, pela utilidade. A política é opressora, corpulenta, asfixiante, corrompe, é corrompida, intolerante, desleal, viciosa, depravada, desmoralizada, humana…, mas, também, um carnaval de emoções! É um paradoxo: tem a solução para a viabilidade da vida humana, sem ela seria muito pior, mas é isso que está aí.
Na democracia brasileira temos eleições. Um belo artificio. É como se tivéssemos o carnaval de todos os anos e um à parte, um “carnaval político”, de dois em dois anos. Os candidatos desfilam nas passarelas com seus blocos partidários (partidos políticos) e o povo aplaudindo nessa grande Sapucaí que é o Brasil. Vale tudo, é só emoção! Ó abre alas…! Ontem à noite um bloco de carnaval no Rio cantava: “Doutor, eu não me engano/ o Bolsonaro é miliciano”! A política é ou não é um grande carnaval com sede em Brasília??!!
Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…
A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…
Após ter sua saída antecipada pelo SBT, Cléber Machado já tem data de estreia marcada…
Um sósia do príncipe Harry chamou atenção ao comparecer no evento natalino da família real…
Galvão Bueno revelou que está em negociações com a Band para integrar a equipe da…