Categories: Coluna do Astério Notícias Política

O nome dos bois, Calegário?

Por
Astério Moreira

“Eu vou logo falando. Eu quero que alguém do governo diga que eu tenho que provar. É bom que vamos prestar esclarecimentos no foro legítimo que é a polícia. Existe gente em nome do governo pedindo 20% para poder resolver questão de pagamento. Isso é muito grave”, disse o deputado Fagner Calegário (PL) na tribuna da Assembleia Legislativa. Vamos direto ao ponto: Por que o deputado Calegário não procurou o Ministério Público Estadual ou mesmo a Polícia Civil ou a Federal para denunciar o descalabro de um agente público ter pedido propina para que recebesse pagamento? Todo cidadão comum tem essa obrigação. Imagine um deputado, cujo uma das funções básica é exatamente fiscalizar e denunciar os “ilícitos”. Antigamente o MP, a justiça ou alguém interpelaria o parlamentar. Já que estamos no campo do futuro do pretérito, Calegário estaria ameaçando? Tentando chantagear o governo? Estaria prevaricando? Tem dinheiro para receber dos cofres públicos? Qual é a do deputado Calegário, dê logo o nome aos bois homem!? Deixe de conversa fiada!


Bate papo com o Gladson


Tive uma conversa com o governador Gladson Cameli (Progressista) em seu gabinete no Palácio Rio Branco onde gentilmente me recebeu para um bate papo. Não quis responder as críticas do ex-governador Jorge Viana (PT) que chamou o governo de “um bagunça”. Deixou a cargo do líder na Aleac, Gerlen Diniz. Mesmo assim redarguiu: “A única bagunça que tem aqui é a que o PT e o governo do Tião, irmão dele, deixou para eu arrumar”.


Sem candidato


Declarou que ainda não tem candidato a prefeito em Rio Branco, mas que não ficará de fora. (Brincando ou não) diz que até prefeita Socorro Neri poderá ser a ungida pelo Palácio Rio Branco. Porém, não deixa de elogiar muito as articulações política que o vice-governador major Rocha faz para viabilizar Minoro Kinpara.


Sobre o Rocha


“Eu e o Rocha somos parceiros, somos amigos. Todos os passos que ele dá na política conversa comigo. É um político muito leal a mim, mas também sou leal a ele. Acho que nunca um governador prestigiou tanto um vice”. Sobre apoiar Minoru, Gladson dá apenas um sorriso e desconversa.


Progressistas


Gladson não aprofunda a conversa sobre o Progressista, mas dá para sacar nas entrelinhas que ele não tem interesse algum em apoiar qualquer candidato do seu partido a prefeito que não tenha a menor chance. Seria desgaste político.


Roberto Duarte


“Juro pela alma de meu filho que não tenho um pingo de raiva do deputado Roberto Duarte. Ele não é o problema, não quer tomar o meu cargo. O problema se chama MDB, mas é necessário aprender a lidar com essa situação, já que é um importante partido da base”.


O ano passado


Gladson Cameli reclama da pouca divulgação do que o governo dele fez o ano passado. “Foi um ano de muitas conquistas, fizemos muitas coisas, mas não chega até a população. Estou resolvendo isso até o final de março. Tenho que melhorar a divulgação das ações do meu governo”. Esse ano, segundo ele, muitas obras terão início.


Rocha fala…


Conversei também com o vice-governador major Rocha. Segundo ele, o quadro em Cruzeiro do Sul sofre mudanças (o que é natural) com a Operação Presságio da PF na prefeitura. “O nome do deputado Luís Gonzaga não é imposição nenhuma, surgiu como alternativa para disputar a prefeitura de CZS, o tempo dirá se é viável ou não. Os tucanos estão também fazendo alianças pontuais com o PROS em alguns municípios”, explicou Rocha.


TIROTEIO


. Ainda sobre a conversa com o governador Gladson ele pontuou que a eleição de Cruzeiro do Sul será uma grande surpresa.


. Nomes novos que nunca foram da política podem surgir, como de médicos, por exemplo!


. O planejamento estratégico de uma prefeitura interiorana inclui “detonar” um site contrário e um repórter político.


. A imbecilidade ganha contornos inimagináveis, só podem estar cultuando o demônio secretamente pelo poder.


. Não há explicação plausível, racional para tal ideia estapafúrdia!


. Nos últimos três dias o anjo da morte, ao que parece, andou dando uma refrescada na cidade, as execuções quebraram o ritmo.


. Glória a Deus, Jesus! Amém! Amém! Amém!


. Deputado Calegário tem que lê Juca Pirama (Gonsalves Dias)!


. Vai aí uma estrofe:


Um velho Timbira, coberto de glória,
Guardou a memória
Do moço guerreiro, do velho Tupi!
E à noite, nas tabas, se alguém duvidava
Do que ele contava,
Dizia prudente: — “Meninos, eu vi!.


. O senhor viu?


. O governo Bolsonaro é agora, de fato, o regime dos generais!


. Bom dia!


Share
Por
Astério Moreira

Últimas Notícias

  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024
  • Acre
  • Política

Bocalom deseja Feliz Natal enquanto lava louça ao lado da noiva Kellen Nunes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…

25/12/2024
  • Juruá

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…

25/12/2024