Categories: Juruá Notícias Política

Ilderlei Cordeiro briga pelo retorno dos voos internacionais no Aeroporto de Cruzeiro do Sul

Published by
Thais Farias

Apesar de já ter realizado voos internacionais, há mais de cinco anos o aeroporto de Cruzeiro do Sul Marmud Cameli não sedia mais voos dessa natureza. Motivo que tem levado muitos empresários e políticos do município a reivindicarem o status de internacional do aeroporto localizado no Vale do Juruá. Foi este, inclusive, o pedido do prefeito da cidade, Ilderlei Cordeiro, feito ao embaixador do Brasil no Peru, Rodrigo Soares.


Durante o encontro empresarial que aconteceu em Pucallpa, capital do Departamento de Ucayali, esta semana, Cordeiro exigiu o retorno dos voos internacionais em Cruzeiro para, segundo ele, dar mais comodidade aos moradores e, principalmente, ao empresariado local. “Precisamos do voo internacional. O governo peruano quer, nós queremos. Estendemos também a cobrança ao valor da tarifa aeroportuária peruana”, explicou.


Para o prefeito, baixar essa tarifa já é um avanço muito importante e ajudará na exportação e importação de produtos entre o Acre e Ucayali futuramente. O prefeito quer que a ligação aérea de Cruzeiro do Sul a Pucallpa e outras cidades estrangeira seja concretizada. “Nós precisamos dessa classificação internacional para transportar passageiros e cargas”, afirmou Ilderlei.



O objetivo com a rota internacional é fortalecer o comércio e tornar mais intenso e aumentar o fluxo de passageiros na região. “Conectar nosso aeroporto a outros é fomentar o turismo, aumentar nossas projeções e fortalecer a gestão para com a segurança turística”, disse.


O discurso do prefeito foi endossado pela Associação do Comércio de Cruzeiro do Sul. “Queremos que o Aeroporto de Cruzeiro do Sul volte a ser internacional. Essa integração ajuda muito o Vale do Juruá, é bom para o Acre e para o Brasil inteiro”.


Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informam que o aeroporto de Cruzeiro do Sul não está alfandegado pela Receita Federal do Brasil. Por este motivo, não oferece estrutura para atendimento de voos internacionais com chegada ou partida.


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do…

06/05/2024

Disputas de egos contamina o processo eleitoral prejudicando a população 

O eleitorado do Acre está buscando compreender as ações dos líderes políticos que os representam,…

06/05/2024

Resultado final do concurso da prefeitura será publicado hoje

Os aprovados no resultado final da prova objetiva do concurso público da prefeitura de Rio…

06/05/2024

O Rio Grande, Madonna e Marina Silva – um show de horror 

Enquanto a esquerda brasileira que não foi ao Rio de Janeiro grudava na TV para…

06/05/2024

Servidores do Igesac alegam morosidade no envio de informações: “atrasa transição para Sesacre”

Os mais de 800 servidores do Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac), antigo…

06/05/2024

Segunda-feira de sol com temperatura de até 35ºC no Acre

A temperatura não muda e o sol predomina durante toda a semana em todo o…

06/05/2024