Categories: Coluna do Astério Notícias Política

O MDB não quer cargos, quer poder!

Por
Astério Moreira

Um partido político é constituído para alcançar o poder. Do contrário não teria sentido sua existência. A eleição do governador Gladson Cameli (Progressistas), por exemplo, para o MDB foi apenas um obstáculo vencido na trajetória de quem sonha em voltar a governar o Acre. O “glorioso”, como diz o ex-deputado federal João Correia, já governou todas as prefeituras de uma tacada só quando estava no auge.


Cresceu tanto que se dividiu em dois. Pariu o PSDB com FHC, Covas, Serra, Franco Montoro, Jereissati entre outros combatentes históricos contra a ditadura militar. Há quem diga que o PT também é seu filho rebelde. No Acre, com a decisão de Flaviano Melo de entregar o partido as novas lideranças o velho MDB renasce das cinzas como a Fênix. Está juntando a experiência dos velhos com a ousadia e coragem dos novos. Os mais usados na retaguarda pensando, articulando, projetando. O advogado Roberto Duarte, a empresária Meire Serafim e a médica Jessica Sales dão o tom da renovação.


O MDB criou uma comissão especial para reconquistar políticos e lideranças que já pertenceram aos seus quadros (ou não). Pretende arregimentar um exército para guerras futuras. Vai lançar 20 candidatos a prefeito dentre os 22 municípios. Terá chapa de vereadores em todos. Derrotar o PT era apenas uma etapa a ser vencida. O governo do estado conquistado com o Progressista é pequeno demais para seus sonhos de crescimento.


O Partido não é de um só como alguns no Acre. É bem melhor os aliados aprenderem a conviver com esse novo perfil do MDB do que espatifar o ninho da pata. Quem sabe lá na frente não estarão todos juntos no mesmo barco novamente em um governo emedebista. Em se tratando de política não é bom duvidar de nada. Basta lembrar que a nível nacional era o principal aliado dos governos Lula e Dilma.


“De que vale ao home ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”. (Jesus de Nazaré, o mestre dos mestres)


Anda perdido


O Progressista ainda não encontrou o rumo do varadouro. Anda mais perdido para disputar essa eleição do que cachorro que cai de caminhão de mudança. Não tem um nome com densidade eleitoral. O Pior, não quer criar uma nova liderança a partir dessa eleição, como por exemplo, o Thiago Caetano.


Mágoas passadas


Se tem alguém próximo a prefeita Socorro Neri com mágoas por sentir que foi humilhado nos governos do aliado do PT em anos anteriores, não pode lhe dá conselhos. Mágoa é uma péssima conselheira. O PT e o PC do B e demais partidos do campo democrático são fundamentais para lhe colocar no 2º turno. Do contrário, os três correm um sério risco de assistir à partida final entre os adversários emergentes.


O quadro pintado


Até estourar o desentendimento entre PSB e PT o quadro pintado pelas lideranças do PSDB, MDB, Progressista e PSD era de que um candidato deles enfrentaria a prefeita Socorro Nero e seus aliados no 2º turno.


O Vale do Acre


A vinda da ex-prefeita e ex-deputada Leila Galvão para o MDB, segundo o senador Márcio Bittar, está muito além de uma disputa (ou não) pela prefeitura de Brasiléia. Ele entende como renovação e construção das bases do partido no Vale do Acre para eleições futuras. O mesmo vem acontecendo em outros municípios. Não é nada pessoal é projeto político!


Tucanos da paz


Em conversa com o presidente de honra do PSDB, Alberto Furtado, ele afirmou que o importante é que os partidos que venceram as eleições em 2018 mantenham um canal de diálogo aberto para evitar agressões e baixarias desnecessárias nas eleições municipais. Furtado tem toda razão porque a eleição se dará em dois turnos. Juntar os cacos depois não é tarefa fácil.


TIROTEIO


. A Polícia Civil direcionou sua inteligência para investigar e prender os “matadores” das organizações criminosas.


. Tarefa árdua, mas o Estado detém todas as condições para isso.


. Se o governador Gladson Cameli fizer como planejado a ponte da Sibéria, a ponte e o anel viário de Brasiléia terá um excelente lastro para 2022.


. Lideranças Progressistas estremecem quando alguém fala que o governador Gladson Cameli pode optar para disputar o Senado novamente em 2022.


. Dá calafrios!


. Cloroquina, remédio para Malária, descoberto na década de 40, combate a infecção do novo corona vírus.


. Cientistas Chineses descobriram.


. Só não descobriam o medicamento que combate a infecção da corrupção.


. As papagaiadas de alguns setores muito avançados da sociedade estão fortalecendo as bases eleitorais do Bolsonarismo.


. “Como esperar que eleitores que não dão descargas em vasos sanitários façam uma boa escolha para seus dirigentes políticos”, reclama dona Joana, moradora da Cidade do Povo.


. É isso aí dona Joana, m* neles, nós e vós!


. “O mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinhos”, já dizia o Cartola.


. Enquanto Progressista e PSD escolhem o vice major Rocha como principal adversário, o MDB vai criando asas.


. Bom dia!


Share
Por
Astério Moreira

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024