Categories: Notícias

Colégios cívico-militares estão sendo implementados gradativamente 

Published by
Da redação ac24horas

O governo federal prevê o regime em 216 unidades nos próximos três anos


Implementada em algumas instituições como projeto-piloto, as escolas cívico-militares, propostas pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), estão em funcionamento no Brasil. Por isso, com o início do ano letivo nas unidades da educação básica, tanto pública quanto privada, algumas escolas começaram as atividades com uma rotina diferente.


A atual gestão pretende implementar, gradativamente, 216 escolas nesse modelo até 2023, logo, serão 54 unidades a cada ano, distribuídas em todas as unidades federativas e no Distrito Federal. O programa pretende melhorar a qualidade de ensino na rede pública e transmitir valores éticos aos jovens estudantes, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante a apresentação do projeto. A iniciativa também deve contribuir para reduzir a evasão escolar, ainda crescente no ensino médio


Ex-aluna de Colégio Militar, Laiane Ribeiro, 21, fala sobre sua qualificação na época escolar. “Eu sou formada em um sistema militar. Apesar da rigidez e disciplina, eu reconheço que é um ensino diferenciado. Dificilmente encontraria um colégio público que me proporcionasse a infraestrutura e qualidade de ensino ofertada pela instituição militar”, conta a estudante do 4º semestre do curso de Direito


A pedagoga Miraildes Santos, atuante na área de educação há 28 anos, trabalha em uma instituição municipal integrante do programa desde julho de 2019 e comenta sobre a mudança que presenciou no comportamento dos estudantes. “A mudança foi notória quanto à disciplina dos alunos. Eles permanecem em sala, mesmo com aulas vagas, passaram a respeitar mais os colegas e professores, houve limite no horário de usarem os sanitários e beberem água e isto refletiu na aprendizagem deles”, conta.


A coordenadora ressalta a importância sobre a interferência dos militares no processo de gerenciamento da escola. “Foram cinco policiais atuando neste processo de Vetor Militar – 1 diretor disciplinar, 1 coordenador disciplinar e 3 tutores militares, que muito nos ajudaram na disciplina e orientação dos alunos. Desta forma foi bastante válido este processo de militarização, sendo que um dos objetivos é o combate à violência e ao uso de drogas”, explica.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Renascer: resumo dos capítulos da novela da Globo (03 a 11/05)

Sexta-feira, 03 de maio Kika e Eriberto resolvem alugar juntos o apartamento de Eliana. Morena…

03/05/2024

Estudantes ocupam sede do DCE na UFAC; Entidade diz que movimento é desnecessário

A sede do Diretório Centra dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (UFAC) foi…

03/05/2024

Justiça acreana concede liminar para que cliente da Gol viaje com dois gatos na cabine da aeronave

Uma decisão do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, assinada nesta quinta-feira,…

03/05/2024

Davi Brito desabafa sobre novo affair: “Faço o que quero”

Campeão do BBB 24, Davi Brito, 21, usou as redes sociais, nesta quinta-feira (2), para…

03/05/2024

‘A Grande Conquista 2’: Geni e Bruno vão para a Mansão

Geni Grohalski e Bruno Cardoso foram os mais votados na terceira berlinda de A Grande…

03/05/2024

Maraisa pede expulsão de homens em show: “Não vou aceitar falta de educação”

Ao perceber que dois espectadores estavam mostrando o dedo do meio, Maraisa, que faz dupla…

03/05/2024