Internautas deflagraram nesta quarta-feira (5) a campanha #zeragovernador, que pede ao governador Gladson Cameli que aceite o desafio proposto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro e reduza a zero a alíquota do ICMS sobre os preços dos combustíveis. Bolsonaro diz que zeraria o imposto federal se os governadores fizerem o mesmo nos Estados.
O ICMS dos combustíveis representa até 30% de tudo o que o Acre arrecada com esse imposto.
Gladson pensa um pouco diferente dos internautas acreanos –mas o caminho pode chegar ao mesmo lugar. Ao portal Congresso em Foco o governador disse que é favorável ao projeto de lei anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro que vai mudar a forma de cobrança do ICMS para diminuir o imposto estadual.
Cameli reconhece que a medida é ruim para as contas públicas, por diminuir o poder de arrecadação dos estados. Mesmo assim, diz não se opor à medida, por seu potencial de adesão popular.
“O Acre perde, mas aí é que está. Vamos para o outro lado. Passei 12 anos aqui [como deputado e senador], defendendo uma situação para quem está do outro lado da mesa. Agora estou aqui [como governador]. Sou a favor, é um aceno popular, como vou dizer não no meu estado? ‘Mas, governador, como faz para compensar?’ Cortar gasto”, afirmou.
O #zeragovernador sustenta que sem os impostos o litro da gasolina cairia para R$ 2,61 no Acre. O dado carece de análise especializada mas a proposta vem ganhando adesão.
Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Corpo de Bombeiros realizaram nesta…
O Elevado Beth Bocalom, localizado na Avenida Dias Martins, em Rio Branco, registrou seu primeiro…
Um corpo ainda não identificado foi encontrado carbonizado em uma área de mata na manhã…
O Acre encerra o ano de 2024 na próxima terça-feira, 31, com uma conquista inédita…
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), usou as redes…