Menu

Pesquisar
Close this search box.

Uma voz ponderada na guerra política 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), terá uma missão na condução da casa legislativa bem mais difícil de que no período passado. No ano político, o clima do debate tende a ser mais acirrado. Nicolau até aqui tem se mostrado um conciliador, tanto que neste período que comanda a mesa diretora conseguiu ser respeitado não somente pela base do governo, mas também pela oposição. Deixou o debate fluir, não foi um mero estafeta do governo, como costumam ser os que comandam o Legislativo, e tem tudo para continuar exercendo o papel de magistrado. Teremos um período conturbado politicamente, porque estarão em jogo as prefeituras, e todos os deputados têm interesse contraditórios neste cenário. Nesta guerra política, o Nicolau é uma voz ponderada. 


O ACRE VIVE DE BLEFES POLÍTICOS


Numa conversa com um amigo ouvi ontem, uma frase que define bem a economia estadual: “Luiz Carlos, o Acre é um Estado empobrecido!”. De fato. Os vinte anos de PT não mudaram o nosso modelo econômico, que continua ser o do FPE. O atual indica também que caminha para não mudar e ficar a mesmice. Achavam que a estrada para o Pacífico era a redenção econômica dos acreanos. Foi um blefe dos petistas. E pensar que vai mudar ligando Cruzeiro do Sul á Pucallpa, no Peru, é um blefe dos camelistas. E de blefe em blefe vamos vivendo.


COMPLETAMENTE ENGANADO


O vice-governador Major Rocha está completamente equivocado ao raciocinar que descolando a sua imagem do Gladson Cameli poderá ser a salvação da sua lavoura política. Se o governo chegar em 2022, naufragado num desgaste popular, a chapa Gladson-Rocha afundará junto.


FOI QUEM PROMETEU RESOLVER


Torço como todo cidadão pela paz na cidade. O problema é que prometeram uma solução mágica para uma questão complexa como a Segurança.  O fato do Rocha ser quem manda e desmanda na Segurança, não vai eximir o governador Gladson do desgaste popular, afinal, o governador é ele. Regra básica: quem governa não abre mão do poder, ou perde a autoridade.


O MAGALHÃES, ESTÁ TRESVALIANDO?


O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) está propondo combater o crime organizado com a burocracia palpiteira. Vai apresentar na ALEAC, a formação do “Conselho do Estado”, com a participação de deputados da oposição, um fórum de pitacos. Está tresvaliando, Magalhães?


CONSELHO DOS PITACOS


O Legislativo pode e deve auxiliar numa jornada de combate ao crime, apresentando um pacote de sugestões práticas, sem criar o que vem sendo chamado de “Conselho dos Pitacos”. No serviço público, quando não se quer chegar a nada, se crie um fórum de discussões.


UM RACIOCÍNIO ERRADO


Beira a infantilidade se pensar que nesta guerra urbana que vive a cidade de Rio Branco vão morrer apenas os membros do crime organizado. Pessoas de bem também são alvo em potencial, como o caso acontecido ontem com um Oficial da PM, baleado por assaltantes.


DE GARNISÉ À GALO DE BRIGA


A turma do PSB que sempre cantou de galo garnisé durante os 20 anos em que o PT estava no poder, agora está cantando de galo de briga. Um amigo do PSB comentava ontem o fato dos cardeais petistas estarem se humilhando para tentar indicar o vice na chapa da Socorro (PSB).


CAPINANDO TERRA PARA OS PÉS


O PSB poderá ter uma chapa para disputar vagas na Câmara Municipal de Rio Branco recheada de vereadores, no mínimo quatro. O problema vai ser achar loucos sem mandato para servir de bucha de canhão, entrando apenas como figurante numa chapa repleta de cobras criadas.


NÃO É PINGUIM


O PT aventa a possibilidade de lançar o professor Marcelo Siqueira candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. O Marcelo é um jovem de um belo currículo. Já foi colocado em frias pelo PT para deputado e vice-prefeito. Não creio que embarque numa terceira fria. Viraria pinguim.


NÃO É NENHUM INOCENTE


O Marcelo Siqueira (PT) não é nenhum inocente para não saber que, não será fácil quebrar a polarização na campanha entre os grupos do prefeito Ilderlei Cordeiro (PROGRESSISTAS) e do ex-prefeito Vagner Sales (MDB), na briga pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.


CABRA DE SORTE


Em Xapuri, vai se caminhando para a quarta candidatura a prefeito do município. A se confirmar a pulverização dos votos – insisto em reafirmar – vai favorecer o prefeito Bira (PT).


FUGINDO DAS CRÍTICAS


A pauta na sessão de hoje na ALEAC deverá ser a Segurança. O Gladson Cameli não vai estar presente para levar a mensagem governamental, se encontra em Brasília. O vice Major Rocha arrumou um “compromisso em Assis Brasil”. Sobrou para o chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, ouvir as poucas e boas que deverão ser disparadas pelos deputados da oposição


CORRENDO CONTRA O TEMPO


O secretário Thiago Caetano continua correndo meio mundo em reuniões para tentar se viabilizar como candidato a prefeito pelo PROGRESSISTAS. O Luziel, outro que quer ser candidato, dispara mensagens pelas redes sociais ao raiar do dia. E o Gladson, calado!


TENDE ESQUENTAR


A tendência é esquentar o clima na Assembléia Legislativa entre o deputado Roberto Duarte (MDB) e o deputado Jonas Lima (PT), por conta deste ter compartilhado uma baixaria contra o Duarte nas redes sociais. Não deu para entender o Jonas comprar uma briga que não era sua.


NÃO VAI PARA O CANTO DO RINGUE


Não o conheço muito, mas o suficiente para saber que não será com ataques que os adversários farão o deputado Roberto Duarte (MDB) recuar do papel de crítico do governo Cameli.


COMO OBSERVADOR


O Pastor da IBB Agostinho Gonçalves tem dito que, nesta campanha à PMRB será só eleitor.


SAIU TUDO ERRADO PARA O JV


Não deu nada certo para os planos eleitorais do ex-senador Jorge Viana (PT). Não esperava a firmeza da prefeita Socorro Neri em não aceitar ficar no cargo e apoiar o nome indicado pelo JV para a prefeitura de Rio Branco. Agora é correr atrás para viabilizar um nome no PT.


ENGANADOS COM A COR DA CHITA


Tenho assistido declarações de dirigentes partidários lançando figuras fora do mundo político para disputar a PMRB, como se isso fosse passaporte á vitória. Um candidato que não chegar á campanha ancorado em alianças, com chapas fortes para vereador, vai apenas cumprir tabela.


COMPRA DE VOTOS


E não apostem que esta será uma campanha da moralidade, porque isso é delírio de malária. Infelizmente, na disputa da prefeitura da capital vai continuar tendo um peso forte ter uma boa estrutura partidária, e terá compra de votos. Não será uma eleição para monge budista, será um vale-tudo, com baixarias e esquemas financeiros. O resto é sonhar com o Papai Noel.


LEMBRANDO A SINHASIQUE


Lembro que a ex-deputada Eliane Sinhasique (MDB), ainda no parlamento, lançou um livro que tinha como tema, como se ganhar uma eleição sem comprar votos. Foi colocar em prática e levou uma surra de votos do Marcus Chame-Chame. Casa de ferreiro, espeto de pau.


PAUTA PREFERIDA


Os candidatos a prefeito de Rio Branco, com os quais já conversei têm uma pauta comum para a campanha: acabar com a chamada “Zona Azul”. Não há nada mais antipático hoje para os motoristas do que esta rede montada com a ânsia de faturar em cima dos donos de veículos.


NÃO ESTÁ ERRADA


A se confirmar a candidatura da publicitária Charlene Lima (PTB) para prefeita de Sena Madureira, não está com uma estratégia política errada. O que vai ganhar sendo cabo-eleitoral da Toinha Vieira? Como candidata, se perder divulga seu nome para tentar a ALEAC em 2022.


O KIEFER DEVE ESTAR RINDO


Afundou a coligação entre PT e PCdoB para disputar a prefeitura de Feijó, cada partido terá o seu candidato próprio a prefeito. O prefeito Kiefer deve estar rindo com a pulverização dos votos da esquerda. O que sempre uniu o PT e o PCdoB foi o poder. Agora é outro jogo.


A VOLTA DO VELHO CACIQUE


Os dirigentes do MDB têm uma meta em Feijó: convencer o ex-prefeito petista Francimar Fernandes a ser candidato pelo partido. Afastado das disputas, Francimar ainda é cobiçado.


ADEUS AO PT


Francimar Fernandes foi mais um quadro de votos que se desligou do PT após a derrota.


SÉRIAS DIFICULDADES


Quem conhece bem o quadro político de Tarauacá traçou o seguinte cenário sobre uma candidatura do ex-prefeito Rodrigo Damasceno pelo PSDB: – não teria mais o apoio e os votos da esquerda e nem do campo conservador, dividido em várias candidaturas para prefeito.


FRASE MARCANTE


“O povo brasileiro prefere trocar de celular ao invés de trocar de político”. Marcos Perrin.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.